O preço da tilápia viva ou resfriada subiu em quase todas as regiões monitoradas pelo Cepea em abril. Em resumo, segundo analistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o aumento já era esperado com a chegada da Quaresma. No entanto, a maior oferta no mercado segurou a alta. Muitos peixes ainda apresentavam peso elevado, o que ampliou a disponibilidade.
Na região dos Grandes Lagos — noroeste paulista e divisa com o Mato Grosso do Sul — o preço médio atingiu R$ 8,06 por quilo. O valor representa uma alta de 3,4% em relação ao registrado em março, de acordo com levantamento do Cepea.
Exportações de tilápia
As exportações de tilápia caíram em abril em volume e receita frente ao mês anterior. Apesar disso, os resultados superaram os de abril de 2024. Segundo a Secex, o volume exportado somou 1.533 toneladas. O número representa queda mensal de 1,9%, mas crescimento anual expressivo de 82,8%.
A receita das exportações totalizou US$ 5,8 milhões. O valor caiu 17,6% frente a março, mas avançou 49,4% sobre abril de 2024.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Os peixes venenosos mais perigosos do Brasil
+ Agro em Campo: Controle da Tristeza Parasitária Bovina é tema de curso em Minas Gerais