O preço do leite captado em fevereiro atingiu R$ 2,7734 por litro, alta de 3,3% em relação a janeiro e de 18,1% frente ao mesmo período de 2024. Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.
Entenda o preço do leite
A valorização, registrada pelo segundo mês consecutivo, reflete a maior concorrência entre indústrias pela matéria-prima. Ao mesmo tempo, a redução da oferta no campo impulsionou essa disputa. Ou seja, o clima adverso, com seca e calor intenso, impactou a produção em diversas bacias leiteiras. O Índice de Captação de Leite (ICAP-L) caiu 4,6% de janeiro para fevereiro. No Sul, a queda foi de 6%, enquanto Goiás registrou recuo de 9%. Em São Paulo, a redução foi de 4%, em Minas Gerais, 1,3%, e na Bahia, 0,3%.
Além da menor oferta, o aumento da demanda por lácteos também pressionou os preços. Em geral, em fevereiro, a procura maior elevou as cotações do leite UHT e do queijo muçarela no atacado paulista.
Mesmo com a limitação da produção, as exportações de lácteos cresceram quase 27% no mês, chegando a 6,2 milhões de litros em equivalente leite. Já as importações seguiram em alta, com avanço de 3,76%, totalizando 216,2 milhões de litros em equivalente leite.
A elevação das importações preocupa o setor, pois dificulta o repasse da valorização da matéria-prima para os derivados. Em março, indústrias enfrentaram maior resistência dos canais de distribuição após os reajustes aplicados em fevereiro. Além da concorrência com produtos estrangeiros, mais competitivos, o consumo interno segue pressionado pelos preços elevados nas prateleiras.
O que vem pela frente?
Apesar do avanço da entressafra, o setor espera recuperação da produção no curto prazo. Em março, as condições climáticas foram mais favoráveis e a melhor rentabilidade do produtor incentivou investimentos. Esse cenário pode ampliar a oferta nos próximos meses, especialmente em bacias leiteiras mais intensificadas. Se isso ocorrer, a valorização do leite ao produtor pode perder força.
Leia mais:
+ Agro em Campo: PPAIS: Governo de SP fortalece cadeia do leite
+ Agro em Campo: Startup usa IA para reduzir custos de energia de produtores rurais