Aumentar o rendimento de filé por peixe e melhorar a renda dos produtores de tilápia são desafios constantes na aquicultura. Agora, técnicas inovadoras, como a edição genômica, prometem revolucionar o setor. Para avançar, porém, é essencial o apoio financeiro. Parcerias como a entre a Epagri/Cedap e a Embrapa Pesca e Aquicultura viabilizam projetos como o que será apresentado na segunda-feira, 19, na Estação Experimental da Epagri em Itajaí.
O projeto “Edição genômica de tilápias da linhagem Epagri SC” utiliza recursos de emendas parlamentares para identificar genes que controlam o crescimento muscular do peixe. André Luis Tortato Novaes, gerente da Epagri/Cedap, explica que a técnica permite ativar ou desativar genes para maximizar o desenvolvimento da tilápia, respeitando os limites biológicos da espécie.
Atualmente, o melhoramento genético já elevou o rendimento de filé de 33kg para 38kg a cada 100kg de peixe. Com a edição genômica, os pesquisadores esperam superar esse patamar, assim como já ocorreu em outras espécies, como bovinos.
Evento reúne autoridades e investidores em pesquisa
O evento contará com a presença de Danielle de Bem Luiz (chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura), Dirceu Leite (presidente da Epagri), Carlos Chiodini (Secretário de Agricultura e Pecuária) e Tiago Bolan Frigo (Secretário Executivo de Aquicultura e Pesca). Parlamentares catarinenses que financiam o projeto também confirmaram presença.
“Queremos mostrar o retorno do investimento em ciência para melhorar a renda e a qualidade de vida dos produtores”, destaca André. Assim, o projeto, com duração de dois anos (2024-2026), está em fase de estruturação, com aquisição de equipamentos, veículos e tanques para o laboratório em Itajaí.
Após a apresentação, os participantes visitarão as instalações da Epagri/Cedap, onde ocorrem os experimentos com alevinos de tilápia. O encerramento será no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrei), com pratos à base do peixe.
Leia mais:
+ Agro em Campo: RS decreta estado de emergência em saúde animal
+ Agro em Campo: Tucunaré e pintado: conheça dois monstros da pesca esportiva