O Rio Grande do Sul deve enfrentar chuvas intensas nos próximos dias. Especialmente nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste, onde os volumes acumulados podem ultrapassar 150 mm. Outras áreas da metade Sul do estado devem registrar precipitações entre 50 mm e 150 mm. Já para o início da próxima semana, a tendência é de tempo seco em praticamente todo o território gaúcho, segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 19/2025, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
- Sábado (10/5): As instabilidades climáticas devem se concentrar no nordeste do estado, com chuvas restritas ao Litoral Norte, Serra e Região Metropolitana. Nesses locais, os volumes previstos são inferiores aos registrados nos dias anteriores.
- Domingo (11/5): O tempo firme e seco deve predominar em todas as regiões do Rio Grande do Sul.
- Segunda-feira (12/5): A presença de um anticiclone migratório no oceano Atlântico, próximo ao estado, manterá o tempo estável, com céu aberto e temperaturas amenas.
- Terça-feira (13/5) e quarta-feira (14/5): O avanço de uma área de alta pressão pode favorecer a formação de nuvens no litoral gaúcho, com possibilidade de chuvas isoladas e de baixo volume nessas áreas. Nas demais regiões, o tempo seco deve prevalecer, com elevação gradual das temperaturas ao longo dos dias.
O prognóstico para os próximos seis dias destaca a concentração das chuvas intensas na metade Sul do estado. Enquanto a metade Norte deve registrar precipitações menos expressivas, com acumulados entre 10 mm e 50 mm.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil adota novo padrão oficial para cafés especiais
+ Agro em Campo: Controle da Tristeza Parasitária Bovina é tema de curso em Minas Gerais