A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para janeiro aponta chuvas acima da média em grande parte das regiões Norte, Sul e no leste e norte do Nordeste. Rondônia, sudeste e norte do Pará, sul e norte do Tocantins, centro do Maranhão, oeste da Bahia e sul do Rio Grande do Sul devem registrar acumulados próximos ou abaixo da média histórica.
No Sudeste, São Paulo e o centro-sul do Rio de Janeiro terão chuvas dentro ou acima da média. Em contrapartida, Minas Gerais e Espírito Santo poderão enfrentar precipitações abaixo do esperado.
No Centro-Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter chuvas dentro ou acima da média. Já Goiás e o noroeste e sudeste do Mato Grosso do Sul podem registrar volumes abaixo da climatologia.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Saiba o que é CMS de peixe e seu potencial gastronômico
+ Agro em Campo: Peru e Turquia – Brasil anuncia novas aberturas de mercados agrícolas
Temperaturas acima da média devem predominar no país
As temperaturas em janeiro devem ficar acima da média em grande parte do Brasil. Além disso, terão com picos de calor intenso, especialmente no Norte, onde os termômetros podem ultrapassar os 28°C.
Por outro lado, no Amazonas, Amapá, sudoeste do Paraná, leste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul, são esperadas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média. Isso ocorre devido a dias consecutivos de chuva, que ajudam a amenizar o calor.
O Inmet, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.