A cidade de Dacar, no Senegal, sediou o Seminário Senegal-Brasil, evento que marcou a etapa final da Missão África Ocidental, no último dia 06. Organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a missão percorreu Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal. O objetivo foi estreitar laços comerciais e de cooperação entre o Brasil e esses países africanos.
De acordo com o Perfil de Comércio e Investimentos do Senegal, publicado pela Inteligência de Mercado da ApexBrasil, o país projeta um crescimento econômico de 8% em 2025. Posicionando-se como a economia de crescimento mais rápido na África Subsaariana.
Reaproximação com o continente africano
Durante o seminário, a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, destacou a importância da reaproximação com o continente africano. “Assim que o presidente Lula assumiu em janeiro de 2023, ele deixou muito claro que nossa política externa deveria ter um olhar objetivo e de reaproximação com a África. E é isso que nós, ApexBrasil e MRE, buscamos com a Missão à África Ocidental. Mas não queremos apenas aumentar nossas exportações. E, sim, adensar nossas cadeias produtivas, por meio de uma maior integração entre os setores privados de nossos países”, afirmou.
O embaixador brasileiro em Dacar, Bruno Luiz Cobuccio, ressaltou a busca por novas oportunidades de negócios para dinamizar as relações entre Brasil e Senegal, países que compartilham laços históricos de amizade e afinidades culturais.
Abdoulaye Sow, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de Dacar (CCIAD), enfatizou a relevância da presença de empresários brasileiros no Senegal. E mencionou parcerias estratégicas já estabelecidas em setores como horticultura, pecuária, produção de arroz, cultivo de mandioca, agricultura familiar, biocombustíveis e combate à anemia falciforme. No entanto, Sow observou que o volume das trocas comerciais ainda não reflete plenamente a excelente cooperação existente, indicando a necessidade de fortalecer as relações e aumentar o comércio bilateral.
Missão África Ocidental
A Missão África Ocidental evidenciou o interesse por produtos, investimentos e cooperação brasileira em diversos setores nos países visitados. Empresas brasileiras, como a Volkswagen Trucks and Bus, buscaram oportunidades de negócios, estabelecendo diálogos promissores com parceiros locais. No setor de saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacou sua tradição de cooperação no continente africano. E anunciou a abertura de um escritório em Adis Abeba, Etiópia, alinhado a um acordo com o Africa Centres for Disease Control and Prevention (Africa CDC).
A gerente de Indústrias e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso, concluiu que há grande espaço para o Brasil aumentar suas exportações para o mercado africano. Isso considerando os contatos e experiências positivas realizados durante a missão.
Assim, a iniciativa reflete a estratégia do governo brasileiro de reaproximação comercial com o continente africano. E assim, buscar fortalecer as relações econômicas e explorar novas oportunidades de negócios.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Branco Motores reposiciona marca
+ Agro em Campo: Peixe do juízo final gera alerta falso no Espírito Santo; entenda o erro