A sexta-feira será marcada por chuvas fortes em grande parte do Brasil. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, uma das regiões mais atingidas será o Matopiba — que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Desde o início da semana, as chuvas se concentram no sul da Bahia. No entanto, a partir da madrugada de sexta-feira, o cenário muda. As precipitações devem avançar para o interior do Nordeste, atingindo as principais áreas agrícolas da região.
Essa mudança no clima ocorre devido à passagem de um sistema frontal no oceano. O fenômeno aumenta a umidade do ar, o que favorece a formação de chuvas tanto no Nordeste quanto no Norte do país.
A previsão de chuvas significativas anima os produtores da região. Muitas áreas do Nordeste enfrentaram déficit hídrico durante o verão. No Matopiba, as precipitações devem impulsionar os cultivos de algodão e o milho da segunda safra, principalmente no Tocantins e no Maranhão.
As lavouras de milho estão no período de floração. Já o algodão entra agora na fase de formação das maçãs. Portanto, as chuvas chegam em momento estratégico para garantir o bom desenvolvimento das plantações.
Além disso, o sudoeste do Piauí e o oeste da Bahia também devem ser beneficiados. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), essas regiões ainda sofrem com restrição hídrica.
Outro fator que contribui para o aumento das chuvas é a atuação mais intensa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O fenômeno deve provocar precipitações fortes na faixa norte e leste do Nordeste, com destaque para Maranhão, Piauí e Ceará.
Chuvas também causam transtornos no Centro-Sul
No Centro-Sul, as chuvas seguem provocando transtornos. De acordo com o Inmet, os maiores volumes devem atingir o litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A costa gaúcha continua com ventos fortes.
No Sudeste e no Centro-Oeste, a previsão também é de chuvas intensas no fim da tarde. Os acumulados podem chegar a 50 milímetros em algumas áreas. As temperaturas devem subir levemente, podendo atingir 32 °C em Goiânia. A região serrana do Rio de Janeiro volta a ficar em alerta. Segundo o Inmet, as chuvas podem ultrapassar 100 milímetros.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Conab prevê safra recorde de grãos no Brasil
+ Agro em Campo: Exportações de genética avícola rendem 18,4% mais em março