Durante a Fertilizer Latino Americano (FLA) 2025, a maior conferência do setor de fertilizantes da América Latina, realizada no Rio de Janeiro, Mark Ringkob, vice-presidente comercial da Mosaic, ressaltou a importância da tecnificação agrícola e da utilização eficiente de fertilizantes tecnológicos como estratégias centrais para o futuro da agricultura.
O executivo participou do painel “Avaliando as perspectivas da produção agrícola na América Latina”, ao lado de representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Veeries – Inteligência em Agronegócio.
Expansão da produção e distribuição de fertilizantes
Um dos destaques da participação de Ringkob foi o anúncio da nova unidade de mistura da Mosaic em Palmeirante (TO), que entrará em operação ainda em 2025. A expectativa é que o Tocantins, maior produtor de soja da região Norte do Brasil, amplie sua produção. Passando de 5,477 milhões de toneladas para 7,174 milhões de toneladas, um crescimento de 31%.
“O crescimento da população mundial exige um aumento proporcional na produção de alimentos, o que impulsiona a demanda por produtos agropecuários. Nesse contexto, os investimentos em tecnificação e fertilizantes de alta eficiência são essenciais para garantir um aumento sustentável da produtividade agrícola”, afirmou Ringkob.
Brasil como protagonista no mercado global
O vice-presidente da Mosaic também destacou o protagonismo do Brasil no setor agrícola. Especialmente em meio a desafios como o risco de desabastecimento global, crises geopolíticas e a pandemia.
“Nos últimos anos, enfrentamos riscos de desabastecimento e desafios globais, mas o Brasil segue como um dos principais players do mercado. A agricultura brasileira se destaca pela velocidade na adoção de novas tecnologias, impulsionada pela mentalidade inovadora dos produtores. Esse cenário beneficia toda a cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, promove impactos positivos no meio ambiente”, concluiu Ringkob.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Projeto amplia financiamentos para agricultores familiares da Região Norte
+ Agro em Campo: Oportunidade: Fundação Bayer premia mulheres empreendedoras