Encontro foi registrado no Rio Araguaia, em Goiás
Piraiba

Um guia de pesca teve um encontro memorável com um gigante das águas doces no Rio Araguaia, em Bandeirantes, Goiás. Josevaldo Camargo fisgou uma piraíba de 120 quilos e 2,2 metros de comprimento, um dos maiores peixes de couro da América do Sul.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nada melhor que finalizar o dia com uma piraíba de 2,2 metros. Isso me mostra cada vez mais o quanto Deus cuida de mim”, disse o guia Josevaldo, que pesca no Rio Araguaia há 15 anos.

O “tubarão de água doce”

A piraíba ( Brachyplatystoma filamentosum ) é um peixe de água doce da região amazônica e das bacias do Araguaia-Tocantins. Conhecida popularmente como piratinga e piranambu, a piraíba pode atingir até 2,5 metros de comprimento e pesar até 300 quilos, vivendo até 40 anos. Por ser um animal onívoro, que se alimenta tanto de vegetais quanto de outros animais, a piraíba é considerada o “tubarão de água doce”, já que chega a abater animais que têm quase o tamanho deles, como o pirarucu.

Pesca esportiva e preservação

Apesar do feito, Josevaldo Camargo optou por soltar o animal de volta ao rio após a captura. Assim, demonstrando sua consciência em relação à conservação da espécie. A piraíba enfrenta ameaças devido à pesca predatória, o que pode desequilibrar as populações de peixes em seu habitat. Com a redução da população de piraíbas, pode desencadear um desequilíbrio nas populações de peixes em seu habitat, já que ele se alimenta de outras espécies.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:
+ Agro em Campo: Indígenas foram essenciais para a disseminação da mandioca nas Américas
+ Agro em Campo: Estudo inédito mapeia o “DNA” do Queijo Minas Artesanal do Serro