Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
Anuncie no Agro
Agro em Campo
Home » Brasil lidera debate sobre agricultura sustentável e segurança alimentar no BRICS
Notícias

Brasil lidera debate sobre agricultura sustentável e segurança alimentar no BRICS

Luna AmaroPor Luna Amaro18/04/2025
Facebook Twitter WhatsApp
Brasil lidera debate sobre agricultura sustentável e segurança alimentar no BRICS. Reunião contou com representantes dos 11 países do bloco.
Foto: Divulgação - Mapa
Facebook Twitter WhatsApp

O Brasil liderou nesta quinta-feira (17), em Brasília, uma reunião estratégica do BRICS sobre agricultura e sustentabilidade. O ministro Carlos Fávaro conduziu a abertura do encontro no Palácio do Itamaraty. A Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura (AWG) contou com representantes dos 11 países do bloco.

Atualmente, o BRICS inclui Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Indonésia, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Em resumo, o objetivo do encontro foi discutir soluções conjuntas para os desafios agrícolas globais e promover práticas sustentáveis no setor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os países do BRICS concentram cerca de 30% das terras agrícolas do mundo e metade da população global. Em geral, também respondem por 30% da pesca extrativa e 70% da produção aquícola mundial. Além disso, reúnem mais da metade dos 550 milhões de estabelecimentos familiares agrícolas do planeta. Esses agricultores produzem cerca de 80% dos alimentos em termos de valor. Por isso, o bloco ocupa posição estratégica na segurança alimentar global. Carlos Fávaro destacou a responsabilidade dos países em liderar uma agenda sustentável e inclusiva para o setor. — O futuro da agricultura depende da nossa capacidade de inovar com equidade, produzir com responsabilidade e cooperar com confiança — afirmou Fávaro.

Leia Também:

Microplásticos reduzem a fotossíntese das plantas e ameaçam agricultura

LIBS: tecnologia promete revolucionar a detecção de transgênicos

Fungo da Antártica pode levar a novo biopesticida

O ministro também ressaltou o papel do BRICS como protagonista na produção global de grãos, carnes, fertilizantes e fibras. Durante a reunião, os países firmaram compromissos importantes na nova Declaração Ministerial de Agricultura.

Segurança alimentar e combate à fome

Os países reafirmaram o apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ao mesmo tempo, também se comprometeram com políticas públicas focadas na redução da insegurança alimentar e promoção da nutrição.

Valorização da agricultura familiar

Os ministros reconheceram a importância dos agricultores familiares, povos indígenas e comunidades locais. Eles geram renda no campo e manejam os recursos naturais de forma sustentável. Portanto, o BRICS vai fortalecer políticas públicas e ampliar a cooperação técnica dentro da Década da Agricultura Familiar da ONU (2019–2028).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Parceria para restauração de terras

Foi lançada a Parceria dos BRICS para a Restauração de Terras. Ou seja, a iniciativa quer recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura sustentável e a segurança alimentar. Portanto, o grupo vai investir em pesquisa sobre degradação do solo, estimular soluções técnicas e buscar financiamento com bancos de desenvolvimento e setor privado.

Pesca e aquicultura sustentáveis

Os ministros criaram um diálogo sobre Pesca e Aquicultura. O objetivo é promover práticas sustentáveis, apoiar pescadores artesanais e integrar energias renováveis às cadeias produtivas. Ao mesmo tempo, o BRICS também reconheceu a pesca artesanal como patrimônio cultural.

Inclusão de mulheres e jovens

Os países firmaram compromisso com a igualdade de gênero nos setores agrícola e aquícola. Ou seja, as medidas incluem acesso a crédito, tecnologia e inovação para mulheres. Também houve apoio à permanência de jovens no campo, com políticas de acesso à terra, educação e financiamento.

Inovação e sustentabilidade na agricultura

O encontro reforçou o foco em uma agricultura sustentável, resiliente ao clima e baseada em práticas agroecológicas. Em resumo, os países defenderam o uso de bioinsumos, conservação da biodiversidade e manejo eficiente da água. Além disso, também apoiaram o fortalecimento da Plataforma de Pesquisa Agrícola dos BRICS (BARP).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tecnologia para pequenos produtores

Os ministros destacaram a importância de máquinas adaptadas à realidade da agricultura familiar. O objetivo é aumentar a produção e estimular a organização coletiva por meio de cooperativas e associações.

Comércio agrícola sustentável

Os países avançaram na proposta de criar um Mecanismo de Financiamento de Importações de Alimentos, inspirado na FAO. A ideia é apoiar países em desenvolvimento com base em práticas sustentáveis. Também foi debatida a criação de uma Bolsa de Grãos do BRICS para facilitar o comércio interno.

Certificação eletrônica no comércio

Os ministros promoveram o uso de certificados eletrônicos fitossanitários e veterinários. A medida visa tornar o comércio mais seguro e eficiente. Também foi apoiada a adoção de normas da ONU/CEFACT e a interconexão entre plataformas nacionais de certificação.

Plano de Ação 2025–2028

Durante o encontro, os países iniciaram a negociação do novo Plano de Ação para Cooperação Agrícola. O documento vai consolidar e operacionalizar os compromissos assumidos nesta reunião.

Convite à COP 30 em Belém

Ao final do evento, o ministro Fávaro convidou os países do BRICS para participarem da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro, na cidade de Belém (PA). — A COP será uma oportunidade histórica para integrar as agendas de agricultura, clima e desenvolvimento sustentável — destacou o ministro.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil: de importador a gigante na exportação de alimentos em 50 anos

+ Agro em Campo: Demanda firme eleva preço do cacau em Nova York

 

×
ovo
Gripe aviária nos EUA impulsiona exportação de ovos de Minas Gerais
Agricultura sustentável Brics segurança alimentar
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorCabras que viveram 200 anos sem água deixam ilha na Bahia
Próximo Gripe aviária nos EUA impulsiona exportação de ovos de Minas Gerais

Conteúdo Relacionado

Brasil desenvolve algodão de fibra longa e resistente a doenças

09/05/2025

Família investe em produção de banana orgânica

09/05/2025

Os peixes venenosos mais perigosos do Brasil

09/05/2025

Secretaria de Agricultura de São Paulo firma convênio com UFSCar

09/05/2025

Controle da Tristeza Parasitária Bovina é tema de curso em Minas Gerais

09/05/2025

12ª Rondônia Rural Show Internacional: começa montagem de estrutura

09/05/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Luna Amaro

Em alta

Exportações de ovos crescem com demanda dos EUA

Brasil adota novo padrão oficial para cafés especiais

Perigo: escorpiões invadem cidades brasileiras

Safra da Lagosta 2025: governo estabelece novas regras para pesca sustentável

Mercado de luxo cresce no Brasil impulsionado pelo agronegócio

Doença de Newcastle desafia exportações brasileiras de ovos

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Brasil desenvolve algodão de fibra longa e resistente a doenças

09/05/2025

Família investe em produção de banana orgânica

09/05/2025

Os peixes venenosos mais perigosos do Brasil

09/05/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.