Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Mulheres do Agro, iniciativa promovida pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) que reconhece o protagonismo feminino no setor agropecuário. Produtoras rurais e cientistas que atuam com foco em sustentabilidade, gestão e impacto social podem se inscrever até 31 de julho de 2025 para a categoria “Produtora Rural” e até 1º de junho de 2025 para indicações na categoria “Ciência e Pesquisa”, pelo site oficial do prêmio.
Desde 2018, o Prêmio Mulheres do Agro já homenageou 63 produtoras rurais e duas pesquisadoras, fortalecendo a participação feminina no agronegócio brasileiro. Em 2024, a edição destacou a diversidade das candidatas, com idades entre 19 e 67 anos, e um aumento de 26,5% nas inscrições de pequenas propriedades em relação ao ano anterior.
As concorrentes serão avaliadas por um corpo de jurados especializados, que analisarão critérios como sustentabilidade, governança e impacto social. Serão premiadas nove produtoras rurais, divididas em três subcategorias (pequena, média e grande propriedade). E uma cientista na categoria “Ciência e Pesquisa”, criada em 2023 para reconhecer profissionais que desenvolvem projetos inovadores no setor agropecuário. As três finalistas da categoria científica passarão por votação popular, e a vencedora receberá um prêmio de R$ 20 mil para investir em sua pesquisa.
Visibilidade ao papel transformador das mulheres no agro
Isabela Fagundes, especialista em Comunicação Corporativa da Bayer, destaca que o prêmio reforça o compromisso da empresa em dar visibilidade ao papel transformador das mulheres no agro. Incentivando um setor mais inovador, sustentável e inclusivo. Já Mariana Araújo, analista administrativa financeira da Abag, ressalta a importância da ciência e da preservação ambiental para um agronegócio sustentável,. E enfatiza o contínuo aprimoramento do prêmio para atender às demandas do setor.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de outubro de 2025, durante o 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo. O evento é um dos principais do setor, reunindo mulheres de todo o país para discutir temas relevantes e compartilhar experiências.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Bahia se torna maior produtor de café do Nordeste
+ Agro em Campo: Uso de árvores no cultivo da pimenta-do-reino protege a floresta amazônica