O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma. O falecimento foi confirmado pelo Vaticano às 2h35 no horário de Brasília (7h35 local). Jorge Mario Bergoglio liderou a Igreja Católica por quase 12 anos.
Em nota oficial, o Vaticano afirmou: “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja […] Recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.
Durante a VIII Conferência Global do Fórum Rural Mundial, realizada em março do ano passado em Vitoria-Gasteiz, Espanha, o Papa Francisco enviou uma mensagem clara e inspiradora: “Na família está o futuro da agricultura”. O evento, que teve como tema central “Agricultura Familiar: sustentabilidade do nosso planeta”, reuniu mais de 150 líderes de 60 países, incluindo o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Luiz Paulo Teixeira Ferreira.
Trabalho solidário das famílias
O pontífice elogiou as famílias que se dedicam à agricultura, destacando seu trabalho solidário e o cuidado respeitoso com a terra. Segundo ele, essas famílias promovem sistemas agroalimentares mais inclusivos, resilientes e eficientes, apesar de ainda enfrentarem pobreza e falta de oportunidades.
Francisco afirmou: “As famílias que trabalham na agricultura são louváveis pela forma solidária e delicada com que cultivam a terra. Favorecendo sistemas agroalimentares mais inclusivos e eficientes.”
Reconhecendo os desafios enfrentados pelos pequenos agricultores, o Papa transmitiu uma palavra de conforto e solidariedade, ressaltando a proximidade da Igreja com essas comunidades.
Além disso, o pontífice destacou o papel insubstituível das mulheres rurais. “As mulheres rurais representam uma bússola segura para suas famílias e um ponto de apoio firme para o progresso da economia. Especialmente nos países em desenvolvimento.”
O Papa Francisco também enfatizou a importância dos jovens na agricultura. “A verdadeira revolução para um futuro alimentar começa com a formação e potencialização das novas gerações. A juventude traz soluções inovadoras para problemas antigos e a coragem necessária para promover mudanças.”
Leia mais:
+ Agro em Campo: Morte do Papa: a herança católica na agricultura brasileira
+ Agro em Campo: Nova rota direta com a China impulsiona portos do Norte e Nordeste