Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado da TIM durante apresentação Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

Durante coletiva de imprensa na Agrishow 2025, a TIM destacou seu protagonismo na conectividade rural e apresentou novas soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio. Em sua sexta participação consecutiva na feira, a operadora reforçou o posicionamento do TIM IoT Solutions, sua frente de inovação para o setor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos habilitando a transformação digital no agro”, afirmou Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado da TIM. Segundo ele, o novo foco da empresa visa proporcionar acessibilidade e simplicidade por meio de uma rede pública 4G em 700MHz, aberta e eficiente para o campo.

Cobertura robusta e novas parcerias

Dal Forno apresentou os dados que consolidam a TIM como líder em cobertura no Brasil: todas as 5.570 cidades possuem 4G da operadora, sendo 5.286 com frequência de 700MHz (95%), 5.167 com cobertura NB-IoT (93%) e mais de 700 cidades com 5G, alcançando 70% da população urbana. No meio rural, os números também impressionam:

  • Mais de 20 milhões de hectares com 4G e 43 milhões com NB-IoT

  • Quase 2 milhões de pessoas conectadas no campo

  • 306 mil propriedades rurais cobertas

  • 5.600 km de rodovias com cobertura 4G

  • 141 Unidades Básicas de Saúde e 437 escolas públicas em áreas rurais atendidas

A meta é atingir 26 milhões de hectares conectados até o final de 2025

Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado da TIM Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo

Para fortalecer o relacionamento com os produtores rurais, a TIM investiu em um time de especialistas em agro, liderado por Leonardo Belotti, diretor de vendas IoT & SG. “São profissionais que vieram do agro e falam a língua do produtor”, explicou Dal Forno.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os destaques da feira, está a parceria com a Pedra Agroindustrial, empresa que agora conta com mais de 1 milhão de hectares conectados com 4G, sendo 250 mil hectares de área produtiva, 3 usinas, uma fazenda de pecuária e soja, e mais de 4,5 mil máquinas e equipamentos conectados. Os resultados dessa integração incluem:

  • 37 mil pessoas conectadas

  • 4 mil propriedades rurais cobertas

  • 4 UBSs e 9 escolas públicas atendidas em áreas rurais

Soluções inéditas para o produtor rural

A TIM aproveitou a Agrishow para lançar duas novas soluções tecnológicas em parceria com empresas do agro:

  • SmartBio Pragas, da SmartBreeder – solução que permite ao produtor prever e controlar infestações com mais eficiência, unindo sustentabilidade e inovação ao manejo agrícola.

  • Parceria com a Orbia – um programa que permite ao produtor trocar pontos acumulados na plataforma por conectividade TIM. A proposta traz economia, facilidade de acesso e aumento da eficiência operacional nas propriedades.

“Estamos cada vez mais próximos do produtor rural e comprometidos em entregar soluções que levem conectividade para além do acesso: queremos promover desenvolvimento, educação, saúde e produtividade”, concluiu Dal Forno.

Leia mais:

+ Agro em Campo: Cascas de ovo e manipueira da mandioca podem gerar biogás e fertilizantes
+ Agro em Campo: Cecafé propõe fundo para fortalecer fiscalização da Antaq