O Programa ‘Aplique Bem’, referência nacional em treinamento para o uso correto e seguro de agroquímicos, está investindo na capacitação de sua equipe para aplicações com drones e intensificando as inspeções de pulverizadores agrícolas em uso nas propriedades rurais. Em seu 18º ano de atuação, a iniciativa, fruto de uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC) e a multinacional UPL, segue promovendo treinamentos gratuitos em todo o Brasil, sem vínculo com marcas comerciais ou produtos específicos.
Segundo Hamilton Ramos, diretor do CEA-IAC e coordenador do programa, a qualificação dos engenheiros agrônomos agora inclui o domínio das tecnologias de pulverização com drones, uma das inovações mais recentes e promissoras do agronegócio. “Além do foco em drones e adjuvantes na pulverização, aprimoramos a capacitação da equipe para fazer inspeções ainda mais precisas de pulverizadores agrícolas. Por sinal um dos propósitos centrais das atividades do Aplique Bem”, destaca Ramos.
O programa percorre todo o território nacional com laboratórios móveis (Techmóveis), levando conhecimento técnico diretamente às propriedades rurais de todos os portes. Em 2023, a equipe promoveu 340 treinamentos, que beneficiaram cerca de 5 mil pessoas. Desde a criação do programa, mais de 90 mil agricultores já participaram das capacitações, realizadas em mais de mil municípios brasileiros.
Exportação do modelo
Além do impacto no Brasil, o modelo do Aplique Bem foi exportado para outros oito países, incluindo Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, África do Sul, Mali, Gana, México e Vietnã, com o objetivo de reduzir o déficit de mão de obra qualificada no setor agrícola. “Exportamos o modelo com foco na redução do déficit de mão de obra qualificada. A exemplo do Brasil, onde mais de 60% dos aplicadores de agroquímicos jamais receberam capacitação específica, tais países se deparam com indicadores semelhantes”, afirma Ramos.
Entre os pilares do programa estão a qualidade do atendimento ao agricultor, a proteção dos cultivos, do meio ambiente e do trabalhador rural. “Pulverizadores bem mantidos e regulados constituem uma das estratégias-chave na proteção de lavouras frente a doenças, pragas e plantas daninhas”, reforça Ramos. Todo o trabalho é realizado sem custo para os participantes, promovendo ganhos ambientais, redução de custos na safra e melhorias na saúde ocupacional.
Com a incorporação de novas tecnologias, como os drones, o Programa Aplique Bem se consolida como uma das principais iniciativas para a profissionalização do campo. Alinhando inovação, sustentabilidade e segurança no uso de defensivos agrícolas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Dia das Mães anima produtores de flores
+ Agro em Campo: Parceria impulsiona qualidade do leite de búfala em São Paulo