A ExpoZebu, maior feira de gado zebu do mundo, consolida o Brasil como potência agropecuária. Neste ano, o evento em Uberaba (MG) atraiu 400 mil visitantes e movimentou US$ 35 milhões em leilões de animais elite.
Criadores transformaram o gado zebu, originário da Índia, em verdadeiras máquinas de produção de carne. Com investimentos em genética e manejo, o peso médio dos animais para abate aumentou 16% desde 1997.
“O zebu se adaptou perfeitamente ao nosso clima tropical”, explica Luiz Josakhian, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu. “Hoje, eles representam 80% do nosso rebanho de 239 milhões de cabeças.”
As celebridades do agronegócio
Viatina-19, a vaca mais cara do mundo, vale US$ 4 milhões. Seus três donos cuidam da superstar com:
- Banhos diários com shampoo especial
- Hidratação de chifres com óleo de girassol
- Sessões regulares de pedicure
“Ela sabe que é importante”, conta Lorrany Martins, veterinária e uma das proprietárias. “Quando vai tirar foto, levanta a cabeça e posa como uma verdadeira estrela.”
O futuro da carne brasileira
Com a expectativa de reconhecimento como área livre de febre aftosa pela OIE, o Brasil prepara-se para ampliar seus 25% de participação no mercado global de carne bovina.
“Estamos mostrando ao mundo que nossa pecuária tem qualidade incomparável”, comemora o ministro da Agricultura. Os números comprovam: as exportações para os EUA crescem mesmo com as barreiras comerciais.
Na saída da feira, um outdoor resume o orgulho nacional: “Vacas melhores para um mundo melhor”. O slogan captura a essência de um setor que transformou o Brasil de importador de alimentos no maior exportador global.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Produção de etanol de milho cresce 18 vezes em sete anos
+ Agro em Campo: Exportações de carne suína crescem 14,6% em abril