Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Brasil pode faturar US$ 114 milhões com café especial
Cecafé

Brasil pode faturar US$ 114 milhões com café especial

Evento nos Estados Unidos gera negócios e fortalece setor brasileiro
Luna AmaroPor Luna Amaro17/05/2025
Facebook Twitter WhatsApp
Foto: Divulgação - BSCA
Facebook Twitter WhatsApp

Empresários e produtores brasileiros movimentaram US$ 14,6 milhões em negócios imediatos durante a Specialty Coffee Expo, realizada em Houston (EUA), entre 25 e 27 de abril. Eles também projetam US$ 99,6 milhões em novos contratos nos próximos 12 meses.

Com isso, a delegação brasileira pode alcançar US$ 114,3 milhões em negócios. A participação ocorreu por meio do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Brasil esteve presente com um estande estratégico, que destacou a diversidade e a qualidade do café nacional. O espaço incluiu uma bancada com cafés de diferentes regiões e um brew bar, onde foram servidos os cafés filtrados “Destaque BSCA”, com pontuação acima de 87 pontos. Também foram apresentados cafés expressos com blends de origens como Sul de Minas, Mogiana, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira e Chapada Diamantina.

Leia Também:

Vietnã reabre mercado para carne bovina brasileira após quase 10 anos

Exportações de carne bovina atingem recorde em agosto

Ovos de granja com gripe aviária chegam a três estados

Além disso, a estrutura contou com uma sala de reuniões. Lá, os 39 representantes brasileiros realizaram 924 encontros de negócios, sendo 454 com novos compradores.

“Os Estados Unidos são o principal destino do café especial brasileiro. Por isso, atuamos com foco nesse mercado”, explicou Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA. O evento atraiu mais de 17 mil visitantes de 85 países, com cerca de 650 expositores. Para Estrela, a feira promove networking, inovação e sustentabilidade, fortalecendo a posição do Brasil no cenário global.

BSCA valoriza produtores com espaço exclusivo

Nesta edição, a BSCA criou a “BSCA Farmers Village”, um espaço dedicado aos produtores, em parceria com a Specialty Coffee Association (SCA). O objetivo foi dar maior visibilidade aos cafeicultores brasileiros e incentivar sua atuação direta em feiras internacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Participaram cinco propriedades associadas:

  • Sítio Capadócia – São Gonçalo do Sapucaí (MG), Mantiqueira de Minas
  • Fazenda Bom Sucesso – Manhumirim (MG), Matas de Minas
  • Fazenda Samambaia – Santo Antônio do Amparo (MG), Campo das Vertentes
  • Fazenda Divino Espírito Santo / Mumbuca – Santo Antônio do Amparo (MG)
  • Fazenda Santa Clara – Oliveira (MG), Campo das Vertentes

Novo protocolo reforça liderança do Brasil

Durante o evento, a BSCA e a SCA firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para adoção do Coffee Value Assessment (CVA) como protocolo oficial de avaliação dos cafés especiais brasileiros. O novo sistema representa uma virada na forma de classificar o café.

Segundo Estrela, o modelo não aumenta a rigidez, mas amplia os critérios, incluindo aspectos subjetivos, sensoriais e afetivos.

“É uma nova abordagem que valoriza as preferências dos consumidores e os diferentes contextos de consumo”, destacou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com isso, o Brasil se posiciona como referência mundial em inovação e qualidade no setor cafeeiro.

Projeto “Brazil. The Coffee Nation” amplia mercados

O projeto “Brazil. The Coffee Nation” busca promover o café especial brasileiro no mercado internacional, destacando qualidade, diversidade e sustentabilidade. A BSCA, com apoio da ApexBrasil, investe em ações estratégicas até agosto de 2025.

Entre as prioridades estão:

  • Apoiar produtores de café canéfora (robusta e conilon)
  • Incentivar certificações de qualidade e sustentabilidade
  • Promover cafés produzidos por mulheres
  • Capacitar mulheres provadoras de café

Os mercados-alvo para cafés crus incluem: África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Espanha, EUA, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan. Para produtos industrializados, o foco está no Canadá, Chile, China e Estados Unidos.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Cecafé discute resultados da cafeicultura regenerativa no Brasil

+ Agro em Campo: Cecafé apresenta avanços da cafeicultura à Comissão Europeia

×
Gripe aviária provoca novo embargo às aves do RS
BSCA café especial exportação
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorMinas Gerais descarta ovos férteis por risco de gripe aviária
Próximo Gripe aviária provoca novo embargo às aves do RS
Luna Amaro

Conteúdo Relacionado

Plataforma proíbe importação de produtos ligados a desmatamento

02/07/2025

Café brasileiro em pauta: começa o 10º Coffee Dinner & Summit

02/07/2025

Santa Catarina lança maior programa de incentivo à pesca do Brasil

02/07/2025

Setor rural lidera expansão econômica em SP com alta de 7,8%

02/07/2025

Paraná prorroga emergência fitossanitária contra o greening

02/07/2025

Inovação monitora em tempo real criação de moluscos em Santa Catarina

02/07/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Fotógrafo flagra cavalo em meio a espetáculo da física

Pinhão impulsiona renda e preservação ambiental no Sul de Minas

Minas aposta no azeite de abacate para diversificar economia regional

Demanda da China por gelatina ameaça jumentos no Brasil

Virtueyes e Huawei instalam 100 torres 4G e 5G para conectar o agro e as cidades

Cessar-fogo entre Israel e Irã traz alívio ao mercado de fertilizantes

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Plataforma proíbe importação de produtos ligados a desmatamento

02/07/2025

Café brasileiro em pauta: começa o 10º Coffee Dinner & Summit

02/07/2025

Santa Catarina lança maior programa de incentivo à pesca do Brasil

02/07/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.