A Anvisa proibiu nesta segunda-feira (26) a venda, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos azeites das marcas La Ventosa e Grego Santorini.As autoridades determinaram a retirada de todos os lotes dessas marcas do mercado, pois apresentam origem desconhecida e pertencem a empresas embaladoras com CNPJs suspensos por inconsistências cadastrais na Receita Federal. A Caxias Comércio de Gêneros Alimentícios embalava o azeite La Ventosa, enquanto a Intralogística Distribuidora Concept era responsável pelo Grego Santorini.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União após denúncia do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que identificou irregularidades durante fiscalizações e apreendeu lotes dos produtos. Os testes físico-químicos apontaram que os azeites não atendem aos padrões de identidade e qualidade, sendo considerados impróprios para o consumo. Além disso, as rotulagens apresentavam apenas informações das embaladoras, sem comprovação de origem ou registro sanitário.
Caça ao azeite falsificado
Na última semana, a Anvisa já havia proibido outras marcas pelo mesmo motivo: Alonso, Quintas D’Oliveira, Almanara e Escarpas das Oliveiras. O órgão orienta que consumidores evitem o uso dos azeites proibidos. E que estabelecimentos comuniquem imediatamente as Vigilâncias Sanitárias municipais caso encontrem esses produtos à venda.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Fazenda amplia produção com investimento em robôs
+ Agro em Campo: Espírito Santo lança programa para financiar construção de pequenas barragens