Sumitomo Corporation
Centro de Distribuição Agro Amazônia em Cuiabá/MT. Foto: Divulgação

A multinacional japonesa Sumitomo Corporation, por meio de sua subsidiária Agro Amazônia, anunciou um investimento de R$ 140 milhões para a construção de uma unidade de armazenamento e beneficiamento de sementes de soja em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, Minas Gerais. A comitiva do Governo de Minas, liderada pelo governador Romeu Zema, anunciou a novidade na última sexta-feira (20/6), durante visita oficial ao Japão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O projeto prevê a geração de 40 empregos diretos na região e será financiado integralmente com recursos privados. As obras têm conclusão prevista para o final de 2025, com início das operações em 2026. A expectativa é que a unidade atenda à crescente demanda do setor agrícola e fortaleça a cadeia produtiva do agronegócio mineiro.

Na primeira fase, a planta terá capacidade para beneficiar 500 mil sacas de soja por ano. Epodendo atingir até 1 milhão de sacas em sua capacidade máxima. O investimento faz parte da estratégia de expansão da Agro Amazônia. O grupo já possui presença consolidada nas principais regiões agrícolas do Brasil e planeja ampliar sua rede para 120 filiais até 2028.

Apoio institucional e articulação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio da agência Invest Minas, foi fundamental na articulação do acordo, apoiando a empresa nas tratativas com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na obtenção de licenças ambientais junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) e na negociação com a Cemig para antecipação do fornecimento de energia elétrica.

Governador de Minas, Romeu Zema, com executivos da Sumitomo. Foto: Aluísio Eduardo / Digital MG

Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, a escolha de Patos de Minas pela Sumitomo reforça o posicionamento de Minas Gerais como parceiro estratégico no agronegócio global, trazendo tecnologia, geração de empregos qualificados e impulsionando o desenvolvimento regional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Expansão e inovação no agronegócio

A Agro Amazônia, fundada em 1983 em Cuiabá (MT), tornou-se subsidiária da Sumitomo Corporation em 2015, o que permitiu acesso a novos recursos e tecnologias. Recentemente, a empresa lançou uma nova marca de sementes de soja em parceria com a argentina GDM Seeds, um dos maiores grupos de genética de soja do mundo, ampliando sua atuação e contribuindo para o crescimento do setor.

O governador Romeu Zema destacou que o novo investimento é resultado do esforço do governo em promover Minas Gerais internacionalmente. E atrair novos negócios para o estado. “A Sumitomo é uma empresa renomada que vem para somar e ajudar no desenvolvimento de Patos de Minas e de todo o estado. Estamos construindo uma maior cooperação com foco em melhorias para os mineiros”, afirmou Zema.

A nova unidade reforça o compromisso do grupo Sumitomo com o desenvolvimento sustentável e tecnológico do agronegócio brasileiro, consolidando Minas Gerais como polo estratégico para investimentos internacionais no setor.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Cobertura vegetal supera meta em MT, mas falta diversidade

+ Agro em Campo: Produtores de soja avançam sobre a Amazônia