O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para uma onda de frio que atinge sete estados nesta segunda-feira (30). Além do frio intenso, o Inmet emitiu dois alertas laranja por causa dos ventos fortes. Eles valem para o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Os alertas indicam risco de grandes danos, como movimentação de dunas sobre imóveis da orla. O nível laranja é o segundo mais grave da escala do Inmet.
Frente fria
A previsão indica rajadas intensas e queda brusca de temperatura até as 23h59 de hoje. O frio deve atingir o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
De acordo com o Inmet, a formação de uma nova frente fria neste domingo (29) reforçou as instabilidades no Sul do país. Portanto, chove forte em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros em algumas áreas. Além disso, também são esperadas rajadas de vento e descargas elétricas em toda a região Sul. As instabilidades devem avançar, à noite, sobre Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul.
Enquanto isso, as chuvas tendem a perder força no Rio Grande do Sul, mas continuam no Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Inmet prevê o retorno das instabilidades ao Rio Grande do Sul entre terça-feira (1º) e quarta-feira (2).
Leia mais:
+ Agro em Campo: BNDES destina R$ 299 milhões à agricultura familiar
+ Agro em Campo: Demanda por biodiesel impulsiona preços do óleo de soja