No último domingo (29/6), o guia de pesca esportiva Caiuã Carvalho, de 27 anos, surpreendeu ao capturar uma piraíba de impressionantes 2,06 metros e entre 100 e 120 kg em Luís Alves, Goiás. O momento foi registrado por amigos que acompanhavam a pescaria, comprovando a veracidade do feito.
Ver essa foto no Instagram
Conhecida na região como a “Rainha do Araguaia”, a piraíba foi capturada durante uma expedição no Rio Araguaia, onde Caiuã atua como guia, levando turistas para explorar as águas e a biodiversidade local. Logo após a captura, os pescadores fotografaram o peixe e o soltaram, demonstrando o compromisso com a pesca sustentável.
Apesar do tamanho impressionante, Carvalho revela que essa não foi a maior piraíba que já pescou em sua carreira. “Cada peixe que você pega, cada fisgada, é uma emoção diferente que o cliente passa para você. Que você passa para o cliente, então é muito bom, sabe? Transmitir essa alegria para o próximo é muito bom”, afirmou o guia.
Além de compartilhar a emoção da pesca esportiva, Caiuã Carvalho destaca a importância da preservação do Rio Araguaia para que peixes como a “Rainha do Araguaia” possam atingir tamanhos tão expressivos. “Sempre quis ter reconhecimento. Também só de poder falar aqui assim da preservação do Araguaia. Porque sem preservar um peixe não chega desse tamanho. Então é muito bom. Além de mim, podemos falar do rio, da natureza, para as pessoas poderem preservar mais, poderem vir mais”, ressaltou.
A captura da piraíba gigante reforça a necessidade de práticas sustentáveis e de conscientização ambiental para garantir a continuidade da riqueza natural do Rio Araguaia, um dos principais ecossistemas do Brasil.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Minas aposta no azeite de abacate para diversificar economia regional
+ Agro em Campo: Café brasileiro em pauta: começa o 10º Coffee Dinner & Summit