Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Castanha de baru: o superalimento do cerrado
Notícias

Castanha de baru: o superalimento do cerrado

Henrique RodartePor Henrique Rodarte09/07/2025
Facebook Twitter WhatsApp
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/Sistema CNA/Senar
Facebook Twitter WhatsApp

A castanha de baru é um tesouro nutricional nativo do Cerrado brasileiro. Esta semente comestível vem do baruzeiro (Dipteryx alata), árvore que também recebe nomes populares como barujo, cambaru e cumari. A castanha de baru é uma semente comestível proveniente do baru (barujo, cambaru, cumari, feijão-coco, entre outros nomes), encontrada principalmente em estados como Goiás, Mato Grosso, Maranhão e norte de Minas Gerais.

A castanha do Baru tem mais de 20% de proteína em sua composição nutricional, desta maneira é mais proteica do que a castanha de caju e que a castanha do Pará. Este superalimento concentra uma impressionante variedade de nutrientes essenciais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A castanha apresenta ferro, ômega 3 e 6, e fibras em sua composição. Rica em proteínas, fibras e antioxidantes, a Castanha de Barú é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como zinco, magnésio, potássio e vitaminas.

Leia Também:

Startup aposta na castanha de pequi como superalimento

Mama-cadela: a fruta do cerrado rica em pró-vitamina A

Cientistas revelam: resíduo da produção de azeite pode ser o "superalimento do futuro"

Benefícios comprovados para a saúde

  • Controle do colesterol e saúde cardiovascular: é rica em ferro, ômega 3 e 6, e fibras, nutrientes que fornecem muitos benefícios para a saúde como diminuir o colesterol ruim. Sua gordura saudável ajuda a promover um coração mais saudável.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: os antioxidantes presentes no fruto também ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a combater as ações dos radicais livres. A castanha de baru aumenta a imunidade através de seus compostos bioativos.
  • Energia e disposição: a castanha de baru gera mais energia, aumenta a disposição e é indicado em casos de fadiga e cansaço. Sua alta concentração proteica a torna ideal para atletas e pessoas ativas.
  • Saúde óssea e muscular: fonte de proteína, a castanha é excelente para a saúde dos ossos, bem como dos músculos, cabelo e das unhas. Cálcio, fósforo e manganês: importantes para a manutenção da estrutura óssea.
  • Propriedades anti-inflamatórias: possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, sendo assim, também beneficia a saúde da pele.
  • Auxílio no controle de peso: é rica em proteínas e fibras, o que pode ajudar na sensação de saciedade, sendo uma ótima opção para lanches entre as principais refeições. A castanha de baru ajuda no emagrecimento devido ao seu poder saciante.

Época de colheita e produção

O período de colheita do fruto costuma acontecer de julho a outubro, período de estiagem. As épocas de desenvolvimento começam a surgir entre março e junho, amadurecendo nos meses de julho a outubro.

Foto: Wenderson Araujo/Trilux/Sistema CNA/Senar

O baru é um fruto marrom, de casca fina, com cerca de 5 cm de comprimento, produzido pelo baruzeiro nos meses de setembro a outubro. Colheita: de julho a setembro. Rendimento: de 3 a 4 sacos (45 kg cada) por homem/dia (safra).

Sustentabilidade e preservação do cerrado

O comércio do baru é uma atividade sustentável, já que não é necessário cortar a árvore para a obtenção do produto. Esta característica torna o baru uma alternativa econômica que preserva o bioma Cerrado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A coleta do baru representa uma fonte de renda para comunidades tradicionais do Cerrado. Na seca em que é a época da colheita do fruto o gado roe a polpa do fruto no pasto, suplementando a sua alimentação, demonstrando a integração da espécie com a pecuária local.

Os frutos podem ser consumidos inteiros, em geleias e licores, enquanto a castanha pode ser utilizada em pratos típicos como pé-de-moleque, paçoquinha e até em pães e bolos. A castanha torrada é muito energética e nutritiva. O sabor lembra o do amendoim.

Mercado internacional e potencial econômico

Seu alto teor de proteínas a torna ideal para dietas vegetarianas e veganas, atendendo a uma demanda crescente por alimentos funcionais e sustentáveis.

O governo brasileiro informou essa semana a decisão da União Europeia de liberar a importação de castanha de baru torrada, fortalecendo a presença dos produtos do cerrado brasileiro no mercado internacional. A medida, anunciada por autoridades europeias, representa um avanço significativo para a bioeconomia nacional e para o setor de alimentos funcionais e naturais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com uma população superior a 447 milhões de habitantes, a União Europeia figura como o segundo maior destino das exportações agropecuárias do Brasil. Em 2024, o bloco importou mais de US$ 23 bilhões em produtos brasileiros, com destaque para soja, café e itens florestais.

Leia mais:

+ Agro em Campo: Demanda menor derruba preço da tilápia em junho

+ Agro em Campo: Cientistas indicam onde e como reflorestar a Amazônia

×
Saiba o impacto da tarifa de 50% sobre o agronegócio brasileiro
baru baruzeiro beneficios da castanha de baru castanha Castanha de baru cerrado Dipteryx alata superalimento
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorDemanda menor derruba preço da tilápia em junho
Próximo Saiba o impacto da tarifa de 50% sobre o agronegócio brasileiro
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Governo de Rondônia entrega equipamentos para impulsionar a cafeicultura

10/07/2025

Prepare o bolso – safra de trigo 2025/26 no Brasil deve cair 10,5%.

10/07/2025

Vaca Gir Leiteiro quebra recorde mundial de produção de leite

10/07/2025

Epamig inova com uso de câmera termográfica no monitoramento de zebuínos leiteiros

10/07/2025

Governo inicia pagamento aos atingidos no desastre da Barragem de Mariana

10/07/2025

Saiba o impacto da tarifa de 50% sobre o agronegócio brasileiro

09/07/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Saiba o impacto da tarifa de 50% sobre o agronegócio brasileiro

Demanda menor derruba preço da tilápia em junho

Programa Pró-Genética impulsiona pecuária capixaba

Exportações de arroz crescem e importações recuam

Bahia acelera implantação de sistema de rastreabilidade bovina

Com impulso do agronegócio, imóveis valorizam até 18% em Campo Grande no último ano

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Governo de Rondônia entrega equipamentos para impulsionar a cafeicultura

10/07/2025

Prepare o bolso – safra de trigo 2025/26 no Brasil deve cair 10,5%.

10/07/2025

Vaca Gir Leiteiro quebra recorde mundial de produção de leite

10/07/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.