O Brasil tem muitas riquezas, mas quando o assunto é fruta, a manga brasileira reina soberana. Até maio de 2025, o país já havia exportado mais de US$ 80 milhões em mangas, somando impressionantes 73,6 mil toneladas. E adivinha pra onde vai tanta doçura? Principalmente para a União Europeia, seguida de perto por Estados Unidos e Reino Unido.
Não por acaso, o Dia Mundial da Fruta, que foi celebrado em 1º de julho, chegou com gosto de festa para o setor. O Ministério da Agricultura e Pecuária aproveitou a data para celebrar e reforçar seu compromisso com a fruticultura. “Estamos ampliando os investimentos com o novo Plano Safra 25/26, garantindo mais acesso a crédito e mais oportunidades aos fruticultores”, disse o ministro Carlos Fávaro.
Nordeste domina exportações de frutas do Brasil
Quem carrega esse sucesso nas costas — ou melhor, nos galhos — é o Nordeste, com Pernambuco e Bahia despontando como líderes na produção e exportação da manga. A fruta, que encanta pelo sabor e pela resistência no transporte, é também símbolo do esforço de um setor que não para de crescer.
Em 2024, a exportação total de frutas brasileiras, entre frescas e processadas, rendeu ao país US$ 1,38 bilhão, com mais de 1 milhão de toneladas embarcadas. E não é só a manga que brilha: uvas, limões, limas e até preparações em conserva também marcam presença no portfólio internacional.
Enquanto isso, o Brasil segue importando maçãs, peras e kiwis para equilibrar o consumo interno. Mas essa dependência pode estar com os dias contados. De acordo com a Abrafrutas, o clima temperado nas regiões Sudeste e Sul tem favorecido o aumento da produção nacional de frutas como pêssegos, mirtilos, peras e maçãs. É a natureza dando uma forcinha para o Brasil ampliar sua cesta de exportações.
Com um pé no campo e outro no futuro, a fruticultura brasileira mostra que tem casca grossa e polpa doce. E, se depender do apetite global, a manga continuará sendo a estrela do pomar nacional por um bom tempo.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Mato Grosso bate recorde de abate de bois em junho
+ Agro em Campo: Vaca Gir Leiteiro bate recorde mundial de produção de leite