Resumo da notícia
- Agentes do Ibama aplicaram 52 autuações na Operação Mandacaru I, no interior da Bahia, totalizando R$ 6,2 milhões em multas entre 30 de junho e 11 de julho, em seis cidades da região.
- A operação combateu o desmatamento ilegal, utilizando dados do MapBiomas e imagens de satélite para identificar áreas devastadas e embargou mais de 3 mil hectares de terras.
- Foram apreendidos mais de 50 pássaros silvestres criados ilegalmente, incluindo um tucano e uma arara canindé resgatados e encaminhados para reabilitação no Cetas em Salvador.
- A ação reforça o compromisso do Brasil com a proteção da Caatinga, o combate às mudanças climáticas e o cumprimento de acordos internacionais, como o Acordo de Paris.
Resumo gerado pela redação.
Agentes do Ibama autuaram 52 infrações durante a Operação Mandacaru I, no interior da Bahia. As multas somam R$ 6,2 milhões. A ação ocorreu entre 30 de junho e 11 de julho, em Jeremoabo e outras cinco cidades.

A operação visa combater o desmatamento ilegal e cumprir acordos climáticos internacionais, como o Acordo de Paris. O Ibama usou alertas do MapBiomas e imagens de satélite para identificar áreas devastadas.
Além das multas aplicadas, também houve embargo de mais de três mil hectares de áreas desmatadas de forma irregular. Em duas propriedades, foram constatados o descumprimento de embargos ambientais previamente aplicados.
Os agentes também apreenderam mais de 50 pássaros silvestres criados ilegalmente.
Durante a operação, os agentes atenderam a uma denúncia e resgataram um tucano e uma arara canindé, autuando o infrator com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605). Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Salvador (BA), onde irão receber o tratamento inicial necessário e seguir com as ações de reabilitação.
A operação reforça o compromisso do Brasil no combate às mudanças climáticas e na proteção da biodiversidade da Caatinga.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Conheça a Capital Nacional da Cachaça
+ Agro em Campo: Rapadura volta com força total e movimenta economia rural