Um vídeo de uma cobra comendo um peixe na margem de u m rio voltou a circular nas redes sociais, atraindo comentários engraçados e despertando a curiosidade. Afinal, cobra pesca e preda os peixes?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os comentários, muitas comparações com as habilidades da cobra em pescar, melhor que muito pescador. E o espanto com o tamanho do peixe em relação com a boca da sobra. Mas fica a dúvida, se esse vídeo mostra um comportamento normal na natureza. E a resposta é sim.

Algumas cobras, especialmente as que vivem em ambientes aquáticos, como a cobra d’água, têm o costume natural de caçar peixes nas margens dos rios. Essa é uma prática comum dessas serpentes, que capturam suas presas com agilidade utilizando suas mandíbulas adaptadas para engolir presas maiores que suas cabeças. A alimentação das cobras é bastante diversificada. E inclui desde pequenos mamíferos, anfíbios, répteis, aves e, em ambientes aquáticos, peixes.

Papel na cadeia alimentar

As cobras predadoras de peixes desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar, ajudando a controlar a população de peixes jovens e outras presas aquáticas, o que contribui para o equilíbrio dos ecossistemas. Além de serem predadoras, essas cobras também são presas naturais de aves de rapina como águias, corujas e gaviões. Isso além de outros predadores terrestres. Esse fato as coloca em um papel importante tanto como consumidoras quanto como alimento dentro da teia alimentar.

Esse comportamento, observado no vídeo da cobra predando um peixe na margem do rio, é perfeitamente normal e representa uma interação natural e necessária para a manutenção do equilíbrio ambiental. As cobras ajudam a evitar o crescimento excessivo de espécies aquáticas que poderiam desequilibrar o ecossistema. Já as aves e outros predadores que se alimentam das cobras também contribuem para esse equilíbrio, formando uma cadeia alimentar complexa e sustentável.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE