Cada citricultor poderá obter até trezentos mil reais em crédito para aplicar em medidas preventivas ou de controle da doença, que é devastadora para os pomares. Com carência de trinta e seis meses, e juros a partir de três por cento ao ano, os citricultores terão noventa e seis meses para pagar o credito.
O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) disponibilizará linhas de crédito aos produtores, que devem procurar a Casa de Agricultura de seus municípios para acessar o crédito.
Combate ao Greening
Desde o inicio da gestão, o Governo Paulista, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, intensifica o combate ao Greening. Em novembro de 2023, o governador Tarcísio de Freitas oficializou o Comitê de Combate ao Greening. Cinco secretarias estaduais e representantes do setor citrícola vão propor políticas públicas e estratégias de controle da doença.
O Instituto Biológico (IB-Apta) adota técnicas de controle biológico. Isso é usar inimigos naturais do psilídeo, inseto transmissor do Greening, para promover o equilíbrio das pragas e reduzir o uso de defensivos agrícolas. Esse controle é vital para o agronegócio de São Paulo. Além disso, o estado lidera a produção de laranjas no Brasil, exportando US$ 2 bilhões anuais e gerando 200 mil empregos em 9,6 mil propriedades.
O Greening afeta todas as regiões citrícolas de São Paulo e pomares em Minas Gerais, Paraná, América do Sul e Estados Unidos, conforme o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Para complementar, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) realiza ações sanitárias e fiscalização para coibir o comércio ambulante de mudas. Em 2023, retiraram de circulação mais de 9 mil mudas. Além disso, a CDA também lançou um canal de denúncias para pomares abandonados ou mal manejados, visando orientar produtores sobre o controle do Greening.
A legislação vigente obriga o controle eficiente do psilídeo e a eliminação de plantas sintomáticas em pomares com até oito anos. Além disso, o estado lidera a produção de laranjas no Brasil, exportando US$ 2 bilhões anuais e gerando 200 mil empregos em 9,6 mil propriedades.