O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença ambiental para que o Governo de Mato Grosso inicie as obras de retaludamento no Portão do Inferno, localizado na rodovia MT-251, também conhecida como Estrada para Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá). O governador Mauro Mendes (União Brasil) confirmou a notícia em suas redes sociais nesta sexta-feira (28).
Na publicação, Mendes agradeceu a todos que contribuíram para o processo. “Com a licença na mão, nos próximos dias a obra começa e vamos resolver definitivamente o problema do Portão do Inferno. Bora trabalhar”, declarou o governador.
O projeto
Após uma série de estudos conduzidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), optou-se pelo projeto de retaludamento. A intervenção envolve a retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, que são cortes em forma de degraus para impedir deslizamentos de terra. A estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o atual viaduto.
A escolha pelo retaludamento considerou vários fatores, como por exemplo: maior segurança contra quedas de blocos e colapso do viaduto, menor custo financeiro, prazo de execução mais rápido, menor complexidade e menor impacto socioeconômico para Chapada dos Guimarães.
Execução das obras
A Sinfra já realizou a licitação emergencial para a execução da obra, contratando a empresa Lotufo Engenharia, que apresentou a melhor proposta financeira, de R$ 29,5 milhões. A Lotufo Engenharia já assinou o contrato e a ordem de serviço, e começará as obras em até cinco dias após a emissão da licença.
Atualmente, o trânsito na região do Portão do Inferno opera em meia pista, no esquema pare e siga, para veículos leves. O local é monitorado 24 horas por equipes técnicas da Sinfra, Defesa Civil e Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), através das câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
Lenda
O Portão do Inferno, um mirante situado à beira de um precipício de cinquenta metros de altura. Ele está envolto em uma lenda que o torna um dos locais mais emblemáticos da região. Diz-se que o local possui um campo magnético que atrai tudo ao seu redor.
Chapada dos Guimarães
A Chapada dos Guimarães é um destino turístico fascinante que encanta visitantes. É o início do planalto central do país. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães abriga a cachoeira Véu de Noiva, com uma queda d’água de 86 metros. Ele também é um Geoparque aspirante da Unesco, e a conquista desse reconhecimento ajudará na captação de recursos e no aumento do fluxo turístico.