O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, está incorporando recursos tecnológicos para a captação de negócios e diversificando suas modalidades de “relacionamento” para identificar compras e vendas de bovinos realizadas no dia.
Profissionais liberais, empresas e entidades que frequentemente tomam conhecimento de negócios realizados por terceiros podem informar tais negociações ao Cepea. O Cepea realizará a checagem e cadastramento da fonte primária. Após confirmar os detalhes e registrar o informante, a equipe do Cepea considerará o negócio para a amostra inicial do Indicador CEPEA/B3, seguindo os critérios metodológicos estabelecidos.
Esses “agregadores de negócios” colaboram espontaneamente e recebem o mesmo tratamento dedicado aos demais colaboradores do Cepea.
A primeira empresa a participar dessa modalidade é a agtech Agrobrazil, uma plataforma onde pecuaristas informam seus negócios e visualizam os detalhes das vendas e compras realizadas por outros participantes.
Na plataforma Agrobrazil, a empresa checa as informações registradas com base no histórico, por WhatsApp ou telefone, diretamente com o pecuarista, e só então libera o acesso para todos os participantes. Usuários com perfil já validado pelo sistema têm suas informações compartilhadas logo após o registro. Além disso, a plataforma oferece aos participantes um parâmetro de como está o mercado praticamente em tempo real.
Ao informarem seus negócios na plataforma, os usuários da Agrobrazil podem escolher se querem compartilhar suas informações também com o Cepea. Com o consentimento, a equipe do Indicador do Boi CEPEA/B3 recebe os dados por e-mail.
Colaborador Cepea
A equipe do Cepea verifica se o pecuarista já é “Colaborador Cepea”. Entretanto, caso não seja, ele será convidado a se tornar colaborador. Feito o cadastro, as informações do negócio são checadas. E se estiverem de acordo com a metodologia do Indicador CEPEA/B3 ou dos regionais, são incluídas na amostra inicial do Cepea. Esse conjunto de dados é submetido a análises estatísticas para obter o Indicador e as médias regionais.
Leia mais:
+ Agro em campo: Agronegócio: um futuro cada vez mais sustentável e eficiente
+ Agro em Campo: Crédito rural – Fintechs se consolidam no mercado
O fundador da Agrobrazil, Caio Junqueira, enfatiza que a colaboração com o Cepea visa contribuir para a transparência do mercado, diminuindo a assimetria de informações na pecuária brasileira.
Essa sistemática está aberta a outros profissionais e empresas interessados em participar da modalidade “agregador de negócios”. Basta manifestar interesse pelo e-mail [email protected], e o Cepea entrará em contato.