Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Cientistas brasileiros desenvolvem nova espécie de trigo
Notícias

Cientistas brasileiros desenvolvem nova espécie de trigo

Nova cultivar de trigo BRS Coleiro mostra alto potencial produtivo
Henrique RodartePor Henrique Rodarte07/08/2024Atualizado:07/08/2024
Facebook Twitter WhatsApp
Preço do trigo sobe no brasil. Mesmo com a colheita em andamento e importações elevadas, os preços no Brasil registraram alta.
Facebook Twitter WhatsApp

A nova espécie de trigo, batizada como cultivar de trigo BRS Coleiro, desenvolvida em parceria entre a Embrapa e a Fundação Meridional, foi lançada no início deste mês e se destacou nos testes de campo realizados nas últimas três safras. A cultivar apresenta boa adaptação a diversas condições de cultivo, com produtividade que chegou a quase 7 toneladas por hectare em Santa Catarina.

No Paraná, as produtividades médias da BRS Coleiro nos experimentos foram de 4.922 kg/ha, 5.624 kg/ha e 4.083 kg/ha, nas três regiões de indicação. Em contraste, a média de produtividade dos agricultores paranaenses na safra de 2023 foi de 2.560 kg/ha, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O nome da cultivar é uma homenagem ao coleiro (Sporophila caerulescens), uma ave brasileira apreciada por seu canto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lançamento e expectativas

O lançamento da nova espécie de trigo ocorrerá durante o Dia de Campo de Inverno, programado para 9 de agosto na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná). “Esperamos fomentar o cultivo e a comercialização dessa cultivar para os diferentes sistemas de produção de inverno nas regiões recomendadas”, afirmou Manoel Carlos Bassoi, pesquisador da Embrapa Soja (PR).

Leia Também:

Agronegócio representa quase 50% de exportações do Brasil

Senado: o que a bancada ruralista espera do novo presidente?

Acompanhe agora o Leilão Reprodutores Três Nascentes

Leia mais:
+ Agro em Campo: O Poder da Nutrição – Desvendando os Segredos da Biofortificação
+ Agro em Campo: Costa Rica abre mercado para abacate brasileiro

Em Santa Catarina, a média de produtividade da BRS Coleiro foi de 6.959 kg/ha e 4.468 kg/ha nas duas regiões de indicação, enquanto a média de produtividade a campo na safra de 2023 foi de 2.150 kg, conforme a Conab. No estado de São Paulo, a cultivar apresentou um desempenho de 5.555 kg/ha, superando a média produtiva do estado, que foi de 3.050 kg.

Características da BRS Coleiro

A BRS Coleiro possui porte médio, ampla adaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. O ciclo médio para espigamento é de 64 dias, enquanto o ciclo precoce para maturação fisiológica é de 111 dias, características que atraem os produtores, pois proporcionam melhor janela de semeadura e planejamento para a safra de soja.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bassoi destacou que a nova cultivar apresenta grão extra duro e qualidade tecnológica da classe melhorador, com alta força de glúten, o que a torna adequada para a produção de massas e pães, incluindo o tradicional “pão francês”. Além disso, a BRS Coleiro demonstra boa tolerância ao acamamento e resistência ao oídio, com resistência moderada à giberela e às manchas foliares.

Em 2024, a Fundação Meridional completará 25 anos de parceria com a Embrapa Soja. Henrique Menarim, diretor-presidente da Fundação Meridional, destacou: “Não poderíamos comemorar de forma melhor do que lançar uma cultivar de trigo simplesmente excelente. O seu elevado potencial produtivo, associado à ótima qualidade industrial, revela o BRS Coleiro como um novo patamar no melhoramento genético.”

Ralf Udo Dengler, gerente-executivo da Fundação Meridional, ressaltou que a BRS Coleiro traz características de adaptação e sanidade que otimizam o uso de fertilizantes e fungicidas, além de sua qualidade industrial superior, que deve ser um diferencial na comercialização dos grãos.

Importância do trigo

O trigo é um componente básico da alimentação humana, com sua farinha amplamente utilizada na produção de pães, massas e biscoitos. A qualidade do grão determina sua utilização pela indústria, sendo classificada com base no teor de glúten, que influencia a elasticidade da farinha.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nos últimos 20 anos, os avanços genéticos nas cultivares de trigo resultaram em melhorias na qualidade do grão e na facilidade de manejo. O Brasil semeou 3,4 milhões de hectares de trigo na safra 2023/2024, com uma produção de 8 milhões de toneladas, conforme dados da Conab. O Paraná e o Rio Grande do Sul respondem por 75% da produção nacional.

Com um consumo doméstico de 12 milhões de toneladas na safra 2023/2024, o Brasil ainda precisa importar o cereal para atender à demanda interna. Isso segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A nova cultivar BRS Coleiro promete contribuir significativamente para o fortalecimento da produção de trigo no Brasil.  E ofereceraos produtores uma opção de alta produtividade e qualidade.

×
Novo programa de financiamento deve impulsionar venda de insumos
agro Brasil brasileiro BRS Coleiro cientistas cultivar Embrapa Fundação Meridional nova espécie de trigo trigo
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorPreços do arroz em casca sobem pelo quarto mês consecutivo
Próximo Novo programa de financiamento deve impulsionar venda de insumos
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Brasil deixa de embarcar mais de 350 mil sacas de café em maio por estrutura limitada nos portos

03/07/2025

História e aroma: nova mostra promete movimentar Museu do Café

03/07/2025

Pesquisador ressalta papel de Instituto Agronômico e evento do Cecafé em Campinas

03/07/2025

Tabaco pode ser opção para pequeno produtor

03/07/2025

Prefeito destaca presença do 10º Coffee Dinner & Summit em Campinas: “Está no DNA da cidade”

03/07/2025

Futuro porto de Imetame atrai investimentos da cafeicultura

03/07/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Mercado do café se adapta a nova era de exigências ESG

Alívio: preço do azeite no Brasil deve começar a cair

Filhotes de marreca-cabocla saltam de ninho de arara-azul; flagra

Governo cria grupo para discutir dívidas de produtores rurais do RS 

“Brasil é o melhor exportador de café”, destaca secretário de SP

Com área 52% menor que na década de 60, produção de café cresce 400% no Brasil

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Brasil deixa de embarcar mais de 350 mil sacas de café em maio por estrutura limitada nos portos

03/07/2025

História e aroma: nova mostra promete movimentar Museu do Café

03/07/2025

Pesquisador ressalta papel de Instituto Agronômico e evento do Cecafé em Campinas

03/07/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.