Durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs) em São Paulo, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, confirmou que a China voltou a comprar carne de frango do Brasil. Porém, o estado do Rio Grande do Sul ainda permanece excluído dessa retomada. Na terça-feira (6), o México também anunciou a retomada das importações, mas manteve o embargo ao estado gaúcho.
China e México
Santos espera que ambos os países liberem as compras do Rio Grande do Sul em breve. Ou seja, ele acredita que a China possa retomar as importações do estado dentro de 15 dias.
Empecilhos para as exportações do Rio Grande do Sul
O embargo às exportações avícolas do Rio Grande do Sul foi tema de discussões durante o Siavs. Lideranças do setor, autoridades e representantes do serviço oficial debateram a situação. Isso porque o estado sofreu recentemente com um caso isolado da doença de Newcastle, que já foi erradicada com sucesso graças ao trabalho conjunto dos serviços técnicos do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual de Agricultura.
“Comunicamos à Organização Mundial de Saúde Animal o fim do foco e suspendemos o autoembargo. No entanto, alguns países mantêm as restrições. Pedimos que o governo estadual e o Mapa reforcem que o Brasil cumpriu seu papel e não há mais motivos para o embargo. Nosso controle sanitário foi exemplar”, afirmou Eduardo Santos, presidente executivo da Asgav.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Exportação brasileira de carne suína bate recorde
+ Agro em Campo: Brasil desenvolve novo café adaptável a mudanças climáticas
Governador defende fim dos embargos
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também se posicionou contra os embargos. Ele destacou que o Ministério da Agricultura já decretou o fim da doença e que a produção no estado é totalmente segura. “Estamos ao lado dos produtores nessa luta”, afirmou o governador, durante visita ao estande da Asgav no Siavs. Leite ressaltou a importância da integração do segmento e da manutenção de uma estrutura técnica capacitada e alinhada.
Presença gaúcha no Siavs
A Asgav lidera uma comitiva de cerca de 60 pessoas no Siavs, que inclui empresários, produtores e profissionais do serviço oficial. A delegação representa a cadeia de produção de aves e suínos do estado. O Siavs termina hoje (8) em São Paulo.