O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atingiu a marca de 100 novas aberturas de mercado em apenas 8 meses, Com isso, superando amplamente os números dos últimos cinco anos. Desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, já foram abertos 178 novos mercados em 58 destinos, alcançando todos os continentes.
De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, o novo marco supera os números de anos anteriores. Em 2019 foram 35 novos mercados em 22 países; em 2020 foram 74 em 24 países; em 2021 foram 77 em 33 países; em 2022 foram 53 em 26 países; e em 2023 foram 78 em 39 países.
Os números mensais de 2024 mostram 26 novos mercados em junho (13 países), 16 em julho (9 países), 15 em maio (10 países), 10 em março (7 países), 7 em fevereiro (6 países), 9 em janeiro (5 países) e 5 em abril (3 países). Em agosto, até o momento, foram 11 aberturas para países como Angola, Costa Rica, Egito, Panamá, União Europeia e Indonésia.
Importância para o agronegócio
Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, destacou a relevância deste marco histórico. “O alcance de 100 novas aberturas de mercado em apenas oito meses, antes mesmo de encerrar o ano, é um feito histórico para o agronegócio brasileiro. Cada nova conquista reafirma nosso compromisso com o crescimento sustentável e a competitividade do setor. Sempre buscando abrir portas para nossos produtores em todos os continentes.”
Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil e China – 50 anos de relações diplomáticas
+ Agro em Campo: Inteligência Artificial promete revolucionar a gestão de irrigação na agricultura
Abertura para exportação de erva-mate
Uma das novidades é a autorização da Indonésia para importação de erva-mate brasileira. Beneficiando principalmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As exportações agrícolas brasileiras para a Indonésia ultrapassaram US$ 3,69 bilhões em 2023, sendo 74% provenientes dos complexos de soja e sucroalcooleiro.
Este resultado positivo é fruto dos esforços conjuntos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Ambos têm trabalhado para diversificar a pauta e expandir as oportunidades para os produtos agrícolas do Brasil no comércio mundial. A abertura de novos mercados reafirma o compromisso do governo em promover o crescimento sustentável e a competitividade do agronegócio brasileiro.