A 47ª edição da Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, inicia neste sábado (24/8) no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Organizada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio das secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR), a feira segue até o dia 1º de setembro.
Este ano, a Expointer tem um significado especial após as enchentes que devastaram várias regiões do Estado, afetando produtores e empresas do setor agropecuário. Portanto, a edição de 2024 apelidada de Expointer da Reconstrução e da Retomada, simboliza a força e resiliência do povo gaúcho.
Recuperação do parque
Após ter ficado alagado por mais de 30 dias, o Parque de Exposições passou por reformas e melhorias essenciais para a realização da feira. A infraestrutura foi revitalizada com revisão das redes elétrica e hidráulica, reforma dos telhados e calhas, além da recuperação do calçamento das vias por exemplo.
Governo na Expointer
No Pavilhão Internacional, o Estande do Governo será palco de eventos e discussões promovidos pelas secretarias estaduais. Sem dúvida, este ano o destaque será o Plano Rio Grande, com ações focadas na recuperação do Estado após as enchentes de abril e maio.
Melhorias para os visitantes
Os visitantes da feira terão um novo portão de acesso, o número 14, localizado na avenida Cezar Antônio Bettanin, facilitando o fluxo de veículos pela BR-448. Além disso, a feira disponibiliza cerca de mil novas vagas de estacionamento, totalizando 7 mil.
A estrutura dos banheiros também foi ampliada, com a construção de dois novos prédios, abrigando 130 sanitários. Além disso, a área de convivência ganhou uma cobertura maior e um boulevard com opções de alimentação e descanso.
O parque também passou por revitalizações visuais. As tradicionais esferas da Expointer foram repintadas, e o muro que cerca o parque ganhou novas cores.
Leia mais:
+ Agro em Campo: R$ 350 milhões para novos financiamentos durante a Expointer 2024
+ Agro em Campo: Primeiros animais que chegam à Expointer são ovinos da raça Texel
Atrações e novidades da feira
A exposição de animais, uma das principais atrações da Expointer, teve um aumento de 12% em relação à edição anterior, com 4.796 animais inscritos, incluindo novas raças de ovinos e equídeos. Raças de bovinos e caprinos que estavam ausentes em edições anteriores retornam à feira.
O Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) também cresceu, com 413 empreendimentos selecionados, sendo 216 liderados por mulheres. Já o Pavilhão do Artesanato contará com 184 artesãos, que exibirão produtos como peças de lã crua feltrada e tecelagem com bambu.
A Ópera Gaúcha retorna à Expointer após oito anos, com o espetáculo “A Força do Nosso Povo”, que será apresentado na Pista Central do Parque Assis Brasil no dia 24 de agosto, às 19h. A entrada para o show é gratuita para quem já adquiriu o ingresso da feira.
Outro destaque é o palco montado ao lado das esferas, onde artistas gaúchos se apresentarão ao longo do evento. A 47ª Expointer também trará o Festival Sou do Sul, com shows de grandes nomes da música regional e nacional, como Luísa Sonza, Maiara & Maraisa e Fernando & Sorocaba. O acesso ao festival é gratuito para quem já estiver na feira, com ingressos limitados a 10 mil pessoas por dia.
Transporte especial
Como os transportes coletivos entre Porto Alegre e Esteio estão parcialmente interrompidos, a Expointer oferecerá operações especiais. Ou seja, a Trensurb operará parcialmente, com trens saindo das estações Canoas e Mathias Velho a cada 14 minutos, e integração por ônibus sem custo adicional.
Além disso, a Metroplan também disponibilizará um serviço especial de ônibus entre Porto Alegre e Esteio, com saídas da Rodoviária de Porto Alegre e da Rua Cassiano Nascimento. O serviço funcionará das 7h às 22h, com extensão até as 2h durante o Festival Sou do Sul, e a tarifa será de R$ 15.