Em Salvador, Bahia, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou um protocolo de intenções que visa integrar 39 consórcios públicos municipais ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A assinatura ocorreu durante o lançamento da 3ª edição do Projeto ConSIM. O projeto tem como objetivo expandir o comércio de produtos de origem animal em todo o território nacional.
Durante seu discurso, Fávaro destacou o crescimento do programa desde sua criação em 2006, e como a Bahia se tornou um exemplo, com 85% de seus municípios agora participando do projeto. “Estamos expandindo de 300 para quase 2 mil municípios certificados. Isso fortalece a economia local e cria novas oportunidades para os pequenos produtores”, afirmou o ministro.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Bem estar animal – aumenta busca por certificação
+ Agro em Campo: Perigo para o bolso – novas pragas ameaçam a fruticultura no Brasil
Além da Bahia, estados como Alagoas, Ceará, Minas Gerais e São Paulo também fazem parte da nova edição do projeto, abrangendo um total de 768 municípios. Essa expansão busca garantir que mais regiões do país possam comercializar seus produtos de forma segura e regulamentada.
O Projeto ConSIM é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). E tem como meta aprimorar os serviços de inspeção de produtos de origem animal em municípios de todo o Brasil. O programa já beneficiou 793 municípios em edições anteriores. E com a nova fase, espera-se que esse número cresça ainda mais, trazendo segurança alimentar e desenvolvimento econômico para diversas regiões do país.
Com essa integração, a Bahia e outros estados fortalecem suas agroindústrias, ampliando o alcance de suas produções para todo o Brasil. Isso promete gerar mais empregos e renda para os produtores locais.