A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o USA Poultry and Egg Export Council (USAPEEC) assinaram, em Paris, um memorando de cooperação, ou seja uma nova parceria. Em resumo, o acordo visa fortalecer o comércio global de produtos avícolas, abordando questões que impactam diretamente o setor.
Nova parceria
A parceria, assinada pelos presidentes Ricardo Santin (ABPA) e Greg Tyler (USAPEEC), foca na superação de obstáculos como protecionismo e desafios sanitários. Além disso, o documento também destaca o papel do Conselho Mundial da Avicultura e outros temas de interesse comum entre as entidades.
Entre os principais pontos de colaboração, o memorando cita o compromisso com a sustentabilidade ambiental na produção e comercialização de aves. Além disso, aborda a necessidade de regulamentações baseadas em ciência sólida e na avaliação de riscos.
Outros temas importantes incluem o apoio ao desenvolvimento contínuo da indústria avícola e do comércio internacional, além de relações internacionais baseadas na cooperação. A promoção do livre comércio e o uso da ciência para apoiar o setor também são prioridades estabelecidas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Produtos orgânicos brasileiros ganham destaque na SIAL Paris
+ Agro em Campo: BYD Shark chega mirando público do agronegócio
Nova parceria prevê troca de informações
O acordo prevê encontros periódicos entre as duas entidades para compartilhar informações e fortalecer ações em áreas como saúde animal, biossegurança, segurança alimentar, manejo de resíduos, meio ambiente e recursos como água e grãos para ração e combustível.
“Apesar de sermos concorrentes no mercado internacional, a cooperação em temas de interesse mútuo beneficia tanto os nossos países quanto as nações importadoras. Ou seja, a parceria entre ABPA e USAPEEC fortalece o comércio global livre”, afirmou Ricardo Santin, presidente da ABPA.