Quase todo mundo gosta de uma boa carne, mas algumas estão um pouco além do que a média do brasileiro pode pagar.
Um exemplo é a carne de Wagyu. Com um alto grau de marmoreio (gordura entre as fibras da carne), o quilo pode chegar a dois mil reais. Existem quatro raças no Japão, e uma de suas variantes é o Kobe. Para ser certificado, precisa ser de uma linhagem pura, ter alimentação controlada com alta qualidade e um manejo especifico. O preço por quilo dessa variante do Wagyu chega tranquilamente em mil e quinhentos reais.
Agora, se sua carteira está cheia, mas sua preferência é uma carne de porco mais selecionada, temos a carne do porco ibérico. Eles vivem em florestas de azinheiras, sobreiros, carvalhos ou castanheiros e comem os frutos dessas arvores, conhecidas como bolotas. Seu sabor é único e, além disso, sua gordura é saudável, por incrível que pareça.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil pode se tornar país das lagostas
+ Agro em Campo: Saiba como evitar azeite falso
Existem vários tipos, como o Jamón Ibérico de Bellota e o Jamóm Ibérico de Cebo. Da mesma forma que o Kobe, o preço por quilo está na média de mil e quinhentos reais. E o presunto ibérico é mais acessível do que a carne, aliás. É possível comprar no Brasil sem muita dificuldade.
Aves e peixes
Se o seu paladar é mais para o lado das carnes brancas, temos o frango Bresse, de origem na França. Ele também tem uma série de particularidades, como alimentação saudavel e ser criando em condições que garantem uma qualidade de vida para os animais. Essa tem um preço mais acessível, chegando a cento e cinqüenta reais o quilo.
Alias o frango de Bresse tem uma particularidade, que são as patas azuis.
Outro prato com ave para quem gosta de esbanjar é o foie gras, mas ao contrario do Bresse, nesse caso o ganso tem uma alimentação forçada e a base de muito sofrimento: ele vive preso e é obrigado a comer altas quantidades de comida, enfiado em sua garganta por um tubo. Tudo para que seu fígado alcance o sabor desejado. Esse procedimento inclusive é proibido em muitas partes do mundo, pelo sofrimento que inflige as gansos. O preço do foie gras passa de mil e quinhentos reais o quilo, tranquilamente.
Mudando de ave pra peixe, outra das carnes mais caras que vamos falar é o caviar. Na verdade, nem é uma carne, mas sim as ovas do esturjão. Mas como estamos falando de comida cara, não tem como não falar de caviar. Que eu nunca vi nem comi, mas só ouço falar.
Agora, entretanto, fica a dúvida: depois de conhecer algumas das carnes mais caras que existem, qual vai estar no seu prato hoje?