A produção brasileira de soja deve alcançar 167 milhões de toneladas em 2025, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Ou seja, a projeção indica um aumento de 9,4% em relação à safra atual.
As exportações de soja também devem crescer 5,9%, chegando a 104,1 milhões de toneladas. Além disso, o processamento interno, por sua vez, deve atingir 57 milhões de toneladas, representando um aumento de 4,6%.
Complexo soja
O complexo da soja promete bom desempenho no próximo ano, com destaque para o farelo. Em resumo, a produção desse subproduto deve atingir 44 milhões de toneladas, uma alta de 5,5%. As exportações de farelo podem crescer 3,6%, alcançando 22,9 milhões de toneladas. Já o consumo interno deve avançar 3,7%, totalizando 19,5 milhões de toneladas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: COP29: Brasil afirma que pode dobrar produção de alimentos
+ Agro em Campo: Pesquisa aponta como melhorar o solo com calcário
No caso do óleo de soja, a produção deve somar 11,4 milhões de toneladas, com alta de 3,6%. A demanda interna deve aumentar 6,1%, atingindo 10,5 milhões de toneladas. Em contrapartida, as exportações de óleo de soja podem registrar queda de 23,1%, fechando 2025 em 1 milhão de toneladas.
Esses números reforçam a relevância do Brasil como um dos principais players no mercado global de soja.