Um estudo inédito realizado no Brasil revelou a eficácia do controle estratégico do carrapato bovino em duas estações. E destava que tratamentos aplicados na primavera-verão e no outono-inverno resultam em aumento no ganho de peso dos animais e na produtividade dos rebanhos.
O carrapato Rhipicephalus microplus é um dos principais ectoparasitas que afetam bovinos em regiões tropicais e subtropicais, causando sérios prejuízos financeiros e produtivos. O controle estratégico é recomendado por especialistas, e deve ser baseado em planejamento prévio e informações científicas locais. No entanto, muitos criadores ainda adotam o controle apenas após a infestação visível, Isso causa danos significativos à produção e ao bem-estar do rebanho.
Um experimento foi realizado em uma fazenda no Mato Grosso do Sul para comprovar a eficácia do controle preventivo. O estudo envolveu 36 bezerros naturalmente infestados e considerou o ciclo de vida do carrapato, que pode ter de quatro a cinco gerações por ano em regiões com verões chuvosos e invernos secos. Protocolos de tratamento foram desenvolvidos para as duas estações mencionadas, comparando-os ao protocolo tradicional.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Projeto quer eliminar marcação a fogo em animais
+ Agro em Campo: Nova cultivar de amoreira-preta sem espinhos promete revolução na fruticultura brasileira
Os resultados mostraram que o grupo tratado durante todo o ano apresentou maior ganho de peso em comparação aos grupos controle. Evidenciando que um controle eficaz dos carrapatos pode aumentar não apenas o peso dos animais, mas também a produtividade dos rebanhos destinados à produção de carne.
Retorno sobre o investimento
A análise econômica do estudo mostrou que, embora a adição de tratamentos no final da estação chuvosa aumentasse os custos em 2,44 vezes, os animais tratados nas duas estações geraram um retorno sobre o investimento (ROI) de 34%. Portanto, superando os custos e investimentos realizados.
A molécula fluralaner, presente no produto Exzolt 5%, foi destacada como uma solução inovadora para o controle do carrapato. Desenvolvido pela MSD Saúde Animal, esse acaricida é uma das poucas alternativas químicas disponíveis que conseguem contornar a resistência desenvolvida por cepas de carrapatos. O estudo indicou que o Exzolt 5% apresentou eficácia superior a 95% já no terceiro dia após o tratamento. E manteve altos índices de eficácia por até 150 dias.
Daniel Rodrigues, gerente técnico da unidade de negócios de Ruminantes da MSD Saúde Animal e um dos autores do estudo, enfatizou que essa ferramenta revolucionária não apenas melhora a saúde dos animais. Mas também otimiza a organização do trabalho nas fazendas. O Exzolt 5% é capaz de controlar não só os carrapatos, mas também outros parasitas como moscas-dos-chifres e bernes, promovendo uma melhoria significativa na produtividade e bem-estar animal.