A Suzano inaugurou a maior fábrica de celulose do mundo, na cidade de Ribas do Pardo – MS. O empreendimento representa o maior investimento da história da empresa, totaliza R$ 22,2 bilhões e é considerado um dos maiores investimentos privados do Brasil entre 2021 e 2024.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração. “Eu sempre digo que a gente só consegue colher aquilo que a gente planta. Se a gente semear bem, se a gente adubar bem, se a gente colocar água, a gente vê crescer uma floresta”, afirmou Lula.
A nova unidade terá capacidade para produzir cerca de 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano. Ou seja, a produção total da empresa irá aumentar para 13,5 milhões de toneladas anuais, um crescimento de 20%.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil ultrapassará R$ 1 trilhão em biocombustíves na próxima década
+ Agro em Campo: Brasil proíbe importação de camarões do Equador, entenda
Durante a cerimônia, o presidente ressaltou o papel fundamental dos “trabalhadores que plantam, semeiam e produzem” na Suzano para o crescimento da empresa e da economia brasileira. Ele destacou que “a massa salarial cresceu 11,9%. É o maior crescimento desde que começamos a medir”, enfatizando a importância desse progresso.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também participou do evento e declarou que a inauguração representa “uma verdadeira revolução para a região”. Sendo assim, sugeriu até mesmo mudar o nome do estado para “estado da celulose”, ressaltando a relevância da nova fábrica.
Maior fábrica de celulose do mundo
Lula comentou em suas redes sociais: “Inauguramos a maior fábrica de celulose do mundo, no Mato Grosso do Sul. Quando dissemos que voltaríamos para reindustrializar o Brasil, não estávamos brincando. Estamos valorizando a geração de empregos e as empresas privadas que querem investir na cadeia produtiva”.
A nova unidade deve gerar mais de 3 mil postos de trabalho diretos nas áreas industrial, florestal e logística. A Suzano passa a ter três fábricas em Mato Grosso do Sul, totalizando uma capacidade produtiva instalada de 5,8 milhões de toneladas anuais.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou, portanto, que “a massa salarial alcança o maior valor na história desse país. Cerca de 8 milhões de pessoas deixaram a extrema pobreza e a pobreza. Esse empreendimento contribui com isso não só na construção, mas agora com 3 mil empregos diretos e mais outros tantos indiretos”.