A Defesa Civil de São Paulo, nesta sexta-feira (13), um alerta para chuvas fortes no interior do Estado. O fenômeno deve ocorrer entre sábado (14) e domingo (15), causado pela passagem de uma frente fria pela região.
Os volumes de chuva podem variar. Sorocaba deve registrar os maiores acumulados, enquanto regiões como São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Marília e Itapeva enfrentarão temporais mais localizados e com menor volume de água.
Segundo a Defesa Civil, as chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e granizo. A frente fria que avança pela costa sudeste do Brasil cria condições para pancadas intensas.
Orientações para se proteger
Durante tempestades, a Defesa Civil recomenda seguir algumas precauções:
- Evite lugares abertos, como campos de futebol ou estacionamentos.
- Fique longe de árvores, postes e quiosques, especialmente em áreas isoladas.
- Mantenha distância de aparelhos ligados à rede elétrica durante a chuva.
- Não tome banho enquanto houver relâmpagos ou trovões.
- Tenha cuidado com quedas de árvores, postes e fios de alta tensão.
- Nunca tente atravessar enxurradas ou áreas alagadas.
- Moradores em áreas de encosta devem observar sinais de deslizamentos, como rachaduras ou árvores inclinadas.
- Em caso de fio energizado caído sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione os serviços de emergência.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Macadâmia – pesquisadores identificam principais doenças no Brasil
+ Agro em Campo: Novas cultivares de maracujá resistentes à fusariose
Rio Grande do Sul também está em alerta
No Rio Grande do Sul, a Sala de Situação informou que o Sul e o Litoral Sul podem registrar volumes de chuva entre 80 e 150 mm entre sábado (14) e domingo (15). Em outras áreas, os acumulados não devem ultrapassar 70 mm.
No sábado, um sistema de baixa pressão provoca chuvas moderadas a fortes no Leste do estado. As rajadas de vento podem atingir até 90 km/h, principalmente no Sul e na Costa Doce, podendo ultrapassar 100 km/h em pontos isolados.
No domingo, um ciclone no oceano manterá as instabilidades no Sul, Litoral e Leste gaúcho. Ou seja, nessas áreas, os volumes de chuva podem alcançar até 70 mm, com ventos fortes e mar agitado.
Precauções no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do estado orienta fechar janelas, desligar aparelhos elétricos e evitar se abrigar sob árvores. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de segurança. Ao mesmo tempo, mantenha animais domésticos abrigados e evite atravessar áreas alagadas.
Em geral, para emergências, ligue 190 ou 193.