O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas com perigo potencial para o Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Matopiba. As áreas mais afetadas incluem Sul de Minas, Alta Mogiana e Espírito Santo, importantes regiões produtoras de café.
No Rio de Janeiro, as chuvas devem se intensificar nos próximos dias, inclusive na véspera de Natal. Segundo o Inmet, a interação entre a superfície dos oceanos e a atmosfera influencia diretamente as condições climáticas no Brasil.
Fenômenos como El Niño-Oscilação Sul (ENOS), no Oceano Pacífico Equatorial, e o gradiente térmico do Atlântico Tropical alteram os padrões de chuva. “Águas mais quentes no Atlântico Tropical Sul aumentam as chuvas no Norte do Brasil. Já águas mais frias no Atlântico Tropical Norte reduzem essas precipitações”, explica o boletim do instituto.
Nesta penúltima segunda-feira de 2024, pancadas de chuva devem atingir quase todo o país, com volumes capazes de causar transtornos em áreas agrícolas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Novas espécies de abelhas-sem-ferrão são identificadas
+ Agro em Campo: Leilão do Cup of Excellence bate recorde: US$ 3,3 mil por saca
No Sudeste, a previsão indica chuvas em praticamente todos os estados. No Sul, embora a maioria das áreas esteja fora do alerta, o litoral do Paraná pode registrar pancadas moderadas a fortes.
A região Centro-Oeste segue em alerta, com previsão de chuvas intensas em várias áreas. No Norte, os temporais devem atingir Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia e Acre.
No Nordeste, o Maranhão pode enfrentar temporais no centro-sul do estado. Além disso, tem previsão de chuva de moderada a forte nas regiões de São Luís, Teresina, oeste da Bahia e Vale do São Francisco.
Portanto, os agricultores devem ficar atentos às previsões e tomar medidas preventivas para diminuir possíveis prejuízos nas lavouras.