Na última terça-feira, 4 de fevereiro de 2025, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) firmou um protocolo de intenções com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), visando estabelecer uma parceria no setor de fruticultura. O documento formaliza o início de um relacionamento contínuo entre os dois estados, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para o fortalecimento do agropecuário.
O secretário Executivo da SAA, Edson Fernandes, destacou que essa cooperação técnica irá impulsionar ainda mais a fruticultura. Especialmente no que diz respeito às frutas vermelhas. O protocolo prioriza a formação de pessoal em áreas estratégicas. E também o auxílio técnico mútuo e o compartilhamento de dados, com foco no desenvolvimento de projetos voltados para a agricultura familiar.
O protocolo dará origem a um termo de cooperação técnica mais abrangente entre SP e DF, que será assinado durante a Fruit Attraction 2025, um importante evento da fruticultura na América Latina, programado para março.
Encontro em Campinas
A assinatura do protocolo de intenções ocorreu em Campinas, na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI. A coordenadoria é responsável pela execução do Projeto Frutas Vermelhas SP. O secretário de Agricultura do DF, Rafael Borges Bueno, enfatizou a importância da troca de conhecimentos entre os estados. “São Paulo tem muito a nos enriquecer na produção agropecuária. Vamos disponibilizar nosso conhecimento para promover qualidade de vida e geração de renda.”
O setor frutal paulista tem mostrado um crescimento significativo, com um aumento de 13% nas exportações em relação a 2023. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), as vendas externas ultrapassaram US$ 250 milhões no ano passado. Os limões e limas foram os produtos mais destacados, representando 50% das exportações, seguidos pela manga e pelo mamão.
Iniciado em 2018 por demanda dos produtores rurais da CATI Regional Campinas, o Projeto Frutas Vermelhas SP visa diversificar a produção e agregar valor às propriedades que já cultivam goiaba, uva e morango. Atualmente, o projeto abrange 12 regionais da CATI em várias regiões do estado, com 43 produtores cadastrados.
A assinatura do protocolo entre as Secretarias de Agricultura de São Paulo e do Distrito Federal representa um passo importante para fortalecer a fruticultura nos dois estados. Com foco na cooperação técnica e no desenvolvimento sustentável, essa parceria promete trazer benefícios significativos para os produtores rurais e para o setor agropecuário como um todo.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Novo inseticida contra cigarrinha-do-milho e a mosca-branca
+ Agro em Campo: Raça Girolando estabelece recordes históricos