Durante a 14ª Cimeira Brasil-Portugal, realizada em Brasília essa semana, os ministros da Agricultura do Brasil e de Portugal assinaram um Memorando de Entendimento que visa promover a cooperação no setor vitivinícola.
O memoraando foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal. O objetivo do documento é estreitar a cooperação institucional e técnica entre os dois países, facilitando o comércio de vinhos e produtos vitivinícolas.
A iniciativa inclui discussões sobre a simplificação dos procedimentos que regulam a produção, controle de qualidade, certificação e rotulagem desses produtos.
“Essa cooperação é fundamental. Portugal é conhecido mundialmente pela qualidade de seus vinhos, enquanto o Brasil tem se destacado na produção em diversas regiões. Juntos, podemos fortalecer o comércio e a produção”, afirmou Carlos Fávaro durante a cerimônia.
Intercâmbio de informações e experiências
O acordo também estabelece o intercâmbio de informações e experiências entre os setores público e privado responsáveis pela produção, análise, certificação e fiscalização dos produtos vitivinícolas. Além disso, prevê missões para visitas técnicas e ações de formação em Portugal, incluindo estágios em laboratórios públicos ou privados.
A Cimeira Brasil-Portugal reuniu ministros em mesas temáticas para discutir parcerias estratégicas. Neste ano, que marca o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, a cooperação entre os dois países se fortalece em áreas como saúde, ciência, tecnologia, segurança pública e meio ambiente. Ou seja, a assinatura do Memorando no setor vitivinícola reforça esses laços e impulsiona o desenvolvimento conjunto.
Em 2023, Lisboa sediou a cimeira anterior, onde Brasil e Portugal firmaram 13 acordos sobre diversos temas. Ao manter essa colaboração, portanto, os dois países ampliam suas relações comerciais e culturais, criando oportunidades de crescimento para ambos.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Nosso Agro Tem Força – Governo de SP renova incentivos do setor
+ Agro em Campo: Tesouro suspende novos financiamentos no Plano Safra