A semana começa com extremos climáticos no Brasil. O Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor, enquanto 14 Estados estão sob alerta de chuvas intensas e ventos fortes.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para o Rio Grande do Sul, válido até quarta-feira (26), às 18h. As temperaturas podem ficar até 5°C acima da média, impactando a saúde da população. A onda de calor será intensa e prolongada, com máximas acima de 40°C em diversas regiões, incluindo Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Sul, vales, Porto Alegre e Grande Porto Alegre.
Chuvas intensas atingem várias regiões
Enquanto isso, o Inmet mantém alertas para chuvas fortes em várias partes do país até as 10h desta segunda-feira (24). O aviso de perigo vale para o sudeste do Amapá e o nordeste do Pará, incluindo Macapá, Altamira e Belém. Também há risco de temporais no Acre, Amazonas e norte de Rondônia.
São Paulo e Rio de Janeiro podem enfrentar chuvas de 30 a 100 mm/dia, com ventos entre 60 e 100 km/h. As regiões da Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba e Litoral Sul podem registrar alagamentos, queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Outros Estados também estão sob risco de chuvas intensas, com volumes entre 20 e 50 mm/dia e ventos de 40 a 60 km/h. O alerta inclui Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, Sul de Minas, São Paulo e Norte do Paraná. Apesar do risco moderado, as autoridades recomendam atenção a possíveis tempestades e enchentes.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Preço do milho sobe mais de 10% em fevereiro