Três frutas brasileiras conquistaram destaque no ranking das 100 melhores do mundo, elaborado pelo TasteAtlas. A jabuticaba, o açaí e o guaraná foram as escolhidas, refletindo a diversidade e riqueza da nossa biodiversidade.
A jabuticaba ocupa a 11ª posição, com uma nota impressionante de 4,4. Essa fruta, nativa da Mata Atlântica, é conhecida por sua casca roxa e polpa branca. Além disso, é rica em ferro e vitaminas. Cultivada principalmente em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, a jabuticaba é um símbolo da cultura brasileira.
O açaí aparece na 26ª posição, com uma nota de 4,3. As pessoas consomem amplamente este “superalimento” em forma de polpa. A região amazônica valoriza essa fruta por seu alto valor nutricional, onde ela cresce em abundância.
O guaraná ficou em 57º lugar, com uma nota de 4,1. As pessoas conhecem o guaraná por seu sabor único e propriedades energéticas. Elas utilizam essa fruta em diversas bebidas e produtos alimentícios. Ou seja, ele conquista paladares tanto no Brasil quanto no exterior.
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Outras Frutas
A lista inclui a Physális peruana, que ocupa a posição de número 80. Embora seja nativa do Peru, também é cultivada no Brasil e foi considerada uma fruta brasileira.
Topo da lista
O ranking é liderado pelo pêssego da Grécia, que obteve a maior pontuação. Em seguida, estão frutas cítricas da Espanha e morangos da Polônia. A inclusão das frutas brasileiras neste ranking internacional celebra a riqueza da gastronomia local. Além disso, promove a cultura e os sabores do Brasil no exterior.
O público do TasteAtlas avalia os rankings de alimentos, e o sistema usa uma série de mecanismos para reconhecer usuários reais.
Além disso, esses mecanismos ignoram avaliações de bots, nacionalistas ou patriotas locais, e atribuem valor adicional às avaliações de usuários que o sistema identifica como conhecedores.
Na lista “Top 100 Frutas no Mundo” até 15 de agosto de 2024, o sistema registrou 6.568 avaliações, mas apenas 4.492 foram consideradas legítimas.
Embora muitos considerem os rankings do TasteAtlas como uma referência, seu objetivo principal é promover excelentes alimentos locais, instilar orgulho nos pratos tradicionais e, ao mesmo tempo, despertar a curiosidade por pratos que você ainda não experimentou.