O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reuniu com İbrahim Yumaklı, vice-ministro da Agricultura e Florestas da Turquia. O objetivo é fortalecer as relações comerciais entre os dois países. O encontro ocorreu durante as reuniões do Grupo de Trabalho do G20 do Agro. As conversas buscaram intensificar a cooperação comercial, especialmente no setor agropecuário.
Brasil e Turquia
Brasil e Turquia mantêm relações diplomáticas desde 1858, quando assinaram o Tratado Bilateral de Amizade e Comércio. Em 2010, os dois países deram mais um passo com o Plano de Ação para a Parceria Estratégica, ampliando o diálogo em áreas como agricultura, ciência, tecnologia, comércio exterior e energia.
“A Turquia é uma prioridade para expandirmos nossas relações comerciais”, afirmou Fávaro durante a reunião. Ele destacou a importância da recente abertura de quatro mercados na Turquia para produtos do agronegócio brasileiro: gelatina e colágeno não comestíveis, ovoprodutos, vísceras organolépticas e heparina bovina.
Além disso, Fávaro anunciou que o Brasil terá 11 novas representações diplomáticas no exterior, incluindo adidos agrícolas na Turquia. Portanto, essa medida visa ampliar as oportunidades do agronegócio brasileiro no mercado internacional.
Outro tema abordado foi a transparência do governo brasileiro após a confirmação de um caso da doença de Newcastle (DNC) em Anta Gorda (RS), no dia 17 de julho. “Desde o início, mantivemos total transparência para garantir a confiança da população e dos países importadores na segurança do nosso sistema de defesa agropecuária”, disse Fávaro. Além disso, o estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul foi encerrado em agosto de 2024.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Canadá retoma importação de carne bovina do Brasil
+ Agro em Campo: Produtores gaúchos têm tempo para solicitar descontos em dívidas
Encontro com a Indonésia
O ministro também se reuniu com Andi Amran Sulaiman, ministro da Agricultura da Indonésia, para agradecer pela aprovação dos estabelecimentos brasileiros que exportam gado vivo. A Indonésia é um dos principais parceiros do Brasil no agronegócio, especialmente com a recente autorização para a exportação de erva-mate, que marcou a 100ª abertura de mercado em 2024.
Ou seja, as exportações agrícolas brasileiras para a Indonésia somaram mais de US$ 3,69 bilhões em 2023. Em resumo, 74% desse total provenientes dos setores de soja e sucroalcooleiro. Nos primeiros sete meses de 2024, o Brasil já exportou mais de US$ 2,44 bilhões para o país.