A última semana da primavera será marcada por chuvas intensas em diversas regiões do país. Um corredor de umidade, formado com a chegada de uma nova frente fria, vai levar precipitações do Norte ao Sudeste.
Chuva e vento
Na metade norte do Brasil, as chuvas ganharam intensidade nesta segunda-feira. Pancadas foram registradas nos Estados do Pará, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Minas Gerais. Enquanto isso, rajadas de vento de até 50 km/h se destacaram no Sul, em Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Previsão do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volumes superiores a 50 milímetros no Sudeste, no centro-norte do Sul, no Centro-Oeste e no Norte. Em contrapartida, no norte da região Norte e em grande parte do Nordeste, as chuvas devem ficar abaixo de 20 milímetros. Em muitas áreas, não há previsão de precipitação.
Norte
A combinação de calor e alta umidade deve intensificar as chuvas no Norte. Os acumulados podem ultrapassar 100 milímetros no centro-oeste do Amazonas, no oeste do Acre e em áreas isoladas do sul do Pará e do Tocantins. No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve provocar volumes superiores a 100 milímetros. Em contrapartida, no norte do Pará e em Roraima, os acumulados devem ficar abaixo de 10 milímetros.
Nordeste
No Nordeste, a previsão é de chuvas fracas na faixa leste e norte. Já no interior, o tempo permanece seco, quente e com baixa probabilidade de chuva. No oeste da Bahia e no sudoeste do Maranhão, os acumulados ficam abaixo de 20 milímetros.
Centro-Oeste
Ao mesmo tempo, no Centro-Oeste, a instabilidade persiste, e chuvas fortes estão previstas em Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Além disso, os acumulados devem superar 40 milímetros e podem passar de 100 milímetros em pontos isolados.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Agricultor de 79 anos conquista título de melhor café de Minas
+ Agro em Campo: Centro de Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade reforça combate ao greening
Sudeste
Já no Sudeste, as chuvas já atingem o Espírito Santo e o norte de São Paulo. Minas Gerais e Rio de Janeiro, porém, devem registrar os maiores volumes da região nesta semana.
Sul
Em relação ao Sul do país, o tempo chuvoso predomina apenas no leste da região e segue firme até quinta-feira. A previsão indica que as chuvas retornam na sexta-feira (20) em Santa Catarina, Paraná e centro-norte do Rio Grande do Sul.
Portanto, com a chegada do verão no próximo sábado, 21 de dezembro, a tendência é de que o clima siga instável em grande parte do Brasil.