Entre os dias 7 e 17 de dezembro, o Brasil recebeu uma missão oficial composta por empresários e jornalistas da Índia. O objetivo é fortalecer as relações bilaterais e explorar novas oportunidades de negócios no agronegócio. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a missão teve como foco apresentar o potencial brasileiro no setor, ampliar o comércio bilateral e promover a troca de conhecimento entre as duas nações.
A comitiva indiana participou de uma agenda intensa e diversificada que incluiu visitas técnicas, reuniões com lideranças do setor, apresentações institucionais e encontros com representantes de entidades em estados estratégicos como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. A missão buscou criar uma base sólida para futuros acordos comerciais e iniciativas de cooperação técnica, alinhados aos interesses estratégicos de Brasil e Índia, membros do grupo BRICS.
Brasil e Índia: dois gigantes do Sul Global caminhando juntos
Na sede da ApexBrasil, em Brasília, a diretora de Negócios, Ana Repezza, e o gerente de Agronegócio, Laudemir Müller, recepcionaram os integrantes da delegação indiana. Em seu discurso de boas-vindas, Ana Repezza destacou a importância de uma maior aproximação entre os dois países.
“Brasil e Índia são duas das maiores potências do Sul Global, com desafios comuns e interesses compartilhados. Trabalhar em conjunto para combater problemas globais como a insegurança alimentar e as mudanças climáticas é essencial. A visita de empresários e jornalistas indianos ao Brasil reforça nosso compromisso com a construção de um futuro mais sustentável e inovador para ambos os países”, afirmou.
A diretora também ressaltou que a Índia é uma das prioridades comerciais do Brasil. Especialmente devido às semelhanças entre os mercados e à condição de ambos como membros do BRICS. Segundo ela, a missão é uma oportunidade única de compartilhar experiências e aprender com os modelos de sucesso indianos, particularmente na agricultura familiar e na produção sustentável.
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Laudemir Müller destacou que Brasil e Índia têm muito a contribuir mutuamente em áreas como segurança alimentar, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas. Ele também elogiou o trabalho de dois agricultores indianos presentes na delegação, Raja Tam Thipathi e Rathnamma Gundamanttha, cujas práticas inovadoras na agricultura familiar servem de inspiração para o setor no Brasil.
Explorando o Potencial do Agronegócio Brasileiro
Durante a visita ao país, a comitiva passou por vários estados, e pode conhecer um pouco de cada setor. Fizemos abaixo um resumo de cada visita.
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Distrito Federal: conhecimento e inovação no cerrado
A delegação visitou a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), referência na transformação do cerrado em terras produtivas desde 1978. Durante o encontro, o engenheiro agrônomo Cláudio Malinski apresentou um panorama sobre os desafios iniciais da cooperativa e sua evolução até se tornar um modelo de sucesso no setor agropecuário brasileiro.
No Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, destacou a importância do encontro para fortalecer as relações de confiança entre os dois países. Segundo ele, a pauta comercial atual entre Brasil e Índia ainda é tímida. Mas há grande potencial de crescimento, especialmente em produtos como algodão, feijões, pulses e gergelim.
Os empresários indianos também visitaram a sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde conheceram as inovações tecnológicas desenvolvidas para o agronegócio brasileiro e discutiram possibilidades de cooperação técnica.
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São Paulo: sustentabilidade e tecnologia no campo
Em São Paulo, o grupo participou de reuniões com o cônsul da Índia, Hansraj Singh Verma. E também com representantes de instituições importantes, como a CropLife Brasil e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA).
No interior do estado, as visitas técnicas ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e à exportadora Citrus Tree demonstraram a capacidade do Brasil em desenvolver e aplicar soluções tecnológicas no setor agrícola. No IAC, a delegação conheceu pesquisas sobre sementes genéticas de cultivares como feijão e amendoim, produtos amplamente consumidos na Índia. Já na Citrus Tree, os indianos acompanharam todas as etapas de produção e exportação do limão Tahiti, produto de destaque no mercado internacional.
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Minas Gerais: inovação e genética de qualidade
Em Uberaba, Minas Gerais, o grupo visitou a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). E também o Centro de Biotecnologia e Difusão Genética (Genex do Brasil). Durante a visita, a supervisora de Relações Internacionais da ABCZ, Raquel Dal Secco, destacou o papel estratégico do Brasil como fornecedor global de carne e genética de alta qualidade.
“O agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia do país e alimenta milhões de pessoas ao redor do mundo. Essas missões internacionais são fundamentais para fortalecer o relacionamento com parceiros estratégicos e ampliar a divulgação do trabalho realizado no Brasil”, afirmou Raquel.
A delegação também conheceu de perto a exportação de sêmen bovino para a Índia, que alcançou números expressivos em 2023, além de avanços nos protocolos sanitários entre os dois países.
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Rio de Janeiro: potencial de cooperação e comércio
No Rio de Janeiro, a Câmara de Comércio Índia-Brasil organizou um encontro com empresários locais e representantes do governo estadual. Letícia Gomes, gerente de Relações Institucionais da Câmara, enfatizou o enorme potencial de expansão do comércio entre os países. E reafirmou o compromisso de apoiar empresas brasileiras interessadas no mercado indiano.
Cenário econômico e oportunidades bilaterais
Em 2023, as exportações brasileiras para a Índia somaram US$ 4,7 bilhões, com destaque para óleos vegetais, açúcares e melaços. O comércio bilateral totalizou um recorde de US$ 15,2 bilhões em 2022, representando um crescimento de 31,4% em relação ao ano anterior. Apesar dos números positivos, a Índia ainda corresponde a apenas 2% das exportações brasileiras, indicando um potencial significativo para diversificação e crescimento.
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De acordo com um relatório da ApexBrasil, o desafio para o Brasil é ampliar sua pauta exportadora para o mercado indiano. Aproveitando, desta forma, as oportunidades em áreas como biocombustíveis, pulses e algodão.
A missão oficial indiana foi apoiada por diversos ministérios brasileiros. E reforça o compromisso de Brasil e Índia com a construção de uma parceria estratégica baseada na inovação, sustentabilidade e crescimento mútuo. Com mercados complementares e interesses convergentes, os dois países têm a oportunidade de criar um modelo de cooperação que beneficie não apenas suas economias, mas também a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável em escala global. E o principal, criar muitas oportunidades de negócios para o agro setor.