Avaliada em R$ 21 milhões, Viatina-19 FIV Mara Movéis é a vaca mais cara já vendida em leilão no mundo. Segundo o Guinnes Book, isso é três vezes mais do que o preço do último recordista. Além disso, com 1.100 quilos, ela pesa o dobro de um adulto médio de sua raça.
Os proprietários de Viatina-19 colocaram dois outdoors, ao longo de uma rodovia pelo interior do Brasil. As placas elogiam a grandeza e convidando as pessoas a fazerem peregrinações para ver a super vaca.
De acordo com especistas, é personificação das ambições de gado do Brasil é Viatina-19. Isso é o produto de anos de esforços para criar vacas mais carnudas. Leilões de luxo vendem os mais premiados.
Além disso, os preços para a produção são tão altos, que os ricos fazendeiros compartilham a propriedade. Sendo assim, eles extraem os ovos e o sêmen de animais campeões, criam embriões e os implantam em vacas de aluguel que esperam produzir os próximos exemplares magníficos.
“Ela é a mais próxima da perfeição que foi alcançada até agora,” disse Lorrany Martins, veterinária e filha de um dos proprietários da fazenda.
A vaca mais cara do mundo pertence à raça Nelore, criada para carne. Com isso, atinge o preço de mais de R$ 1 milhão pela coleta dos ovos para inseminação. “Ela é uma vaca completa, tem todas as características que todos os proprietários estão procurando,” disse Martins.
Origem da raça no Brasil
A maioria das vacas são Zebus, no Brasil. A raça Nelore é uma subespécie originária da Índia, a qual pertence Viatina-19.
A cidade de Uberaba (MG), onde a vaca vive, realiza um evento anual chamado ExpoZebu. Especialistas consideram o encontro a maior feira de Zebu do mundo.
Importância da alimentação
Enquanto melhorias genéticas podem ajudar a reduzir a idade de abate das vacas, medidas mais simples e eficazes também são importantes, disse Beto Veríssimo, agrônomo e co-fundador da Imazon. “Plantar melhor capim para pastagem e mover regularmente o gado de um pasto para outro são medidas mais eficazes,” afirmou Veríssimo.
Novos mercados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem se encontrado com líderes internacionais para promover a carne brasileira.
Recentemente, ele se reuniu com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida.”Leve o primeiro-ministro para comer bife no melhor restaurante de São Paulo para que, na semana seguinte, ele comece a importar nossa carne,” pediu Lula a seu vice-presidente, Geraldo Alckmin.