O Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS) termina amanhã (8), em São Paulo e conta com mais de 100 marcas brasileiras. Além disso, o evento tem também a participação de empresas e cooperativas que produzem e exportam aves, suínos, bovinos, ovos e peixes. Além disso, delegações de cerca de 50 países também marcam presença, além de uma programação extensa de simpósios e painéis. O SIAVS é um dos maiores encontros do setor no mundo.
Exportação brasileira de carne suína
Na cerimônia de abertura, autoridades como ministros, governadores, parlamentares e representantes da cadeia produtiva nacional estiveram presentes. Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), organizadora do evento, anunciou um recorde histórico. Somente em julho, o Brasil exportou mais de 120 mil toneladas de carne suína.
Santin destacou a importância da suinocultura e da avicultura para a economia brasileira. Ou seja, esses segmentos geram um valor bruto anual de produção superior a R$ 350 bilhões e mais de 10 milhões de empregos diretos e indiretos. Nos últimos 30 anos, a cadeia produtiva também trouxe R$ 1,5 trilhão em receita fiscal de exportação.
“Provemos riqueza, emprego e renda, impulsionando o desenvolvimento de regiões que hoje são referência pela força dessa cadeia de produção”, afirmou Santin. Ele também mencionou os desafios e as oportunidades para o Brasil ampliar sua presença no cenário global da agroindústria.
Fim de emergência zoossanitária
Antes da abertura do SIAVS, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarou o fim do estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul. A doença de Newcastle foi identificada em Anta Gorda em 17 de julho, mas foi rapidamente controlada. O ministro Carlos Fávaro, presente no evento, elogiou a organização do setor e a parceria do estado com entidades como a ABPA.
Segundo o presidente da ABPA, o compromisso com a biosseguridade é fundamental, mas é preciso avançar em outras áreas. Ao final do evento, a ABPA entregou um documento ao ministro e às autoridades presentes com propostas para aumentar a competitividade internacional e a eficiência da produção no campo.
Nesta edição de 2024, o SIAVS integra todos os elos da cadeia de proteína animal, incluindo representantes da carne bovina, peixes e leite. Isso é resultado da parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).
Leia mais:
+ Agro em Campo: Frango, suínos e ovos – produção tem estimativa de crescimento em 2024 e 2025
+ Agro em Campo: Preços do suíno vivo e carne suína sobem há três meses
Autoridades e análise econômica
Além do ministro Carlos Fávaro, participaram da abertura o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e os governadores Eduardo Leite (RS), Jorginho Mello (SC) e Ratinho Jr. (PR). A senadora Tereza Cristina e o deputado Pedro Lupion também estiveram presentes, assim como outras autoridades.
O economista Eduardo Gianetti fez a palestra de abertura. Em resumo, ele analisou o cenário atual e dos desafios globais, destacando oportunidades para o agronegócio e o setor de proteína animal brasileiro.
O SIAVS acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo, até o dia 8 de agosto. O credenciamento para o congresso está disponível no site oficial, e a entrada para a feira é gratuita. Você confere a programação completa no site siavs.com.br.