Para celebrar o Dia do Produtor Rural Mineiro, 7 de julho, instituído em 1998 pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Faemg lança uma campanha publicitária nos principais veículos de comunicação do estado. A campanha retrata o trabalho dos produtores rurais e o apoio do Sistema Faemg Senar para a modernização e o crescimento sustentável do setor. A sucessão familiar também é abordada, destacando o campo como o “caminho para o futuro”.
Neste 7 de julho, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) também completa 73 anos de atuação fundamental na promoção e defesa dos interesses dos produtores rurais mineiros. Desde 1951, a Faemg tem sido a voz da classe produtiva, garantindo que ela tenha suas demandas ouvidas e atendidas nas esferas política, econômica e social.
A Faemg tem contribuído diretamente para o fortalecimento da agropecuária mineira, que atingiu um valor de produção recorde de R$ 228,6 bilhões em 2023, segundo dados da Fundação João Pinheiro. Portanto, isso representa um incremento de R$ 13,2 bilhões na economia do estado.
“Minas Gerais possui a maior diversificação agrícola do país. São mais de 600 mil propriedades rurais produzindo alimentos, fibras e energia renovável para o mercado interno e externo. O produtor rural mineiro se destaca no cenário global. Isso se deve ao trabalho incansável dos produtores rurais, os verdadeiros protagonistas desse desempenho”, afirma Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.
Tecnologia e práticas sustentáveis
Os produtores rurais mineiros têm investido em tecnologia, capacitação e práticas sustentáveis para garantir uma produtividade crescente com menor impacto ambiental. “Eles são engajados, inovadores e conscientes da importância de preservar os recursos naturais para assegurar o futuro. O agro brasileiro deixou de ser um país importador para se tornar um dos principais fornecedores de alimentos para o mundo”, complementa Salvo.
Com seus 401 Sindicatos de Produtores Rurais filiados, a Faemg é a maior federação do país. Além disso, ela tem sido uma defensora incansável dos direitos e interesses dos homens e mulheres do campo. A Faeng tem atuado pelo crescimento sustentável e a inovação no setor.
Centro de pesquisa milionário promete transformar a cachaça mineira