Considerada a maior vitrine do agronegócio hortifrutícola da América Latina, a 29ª edição da Hortitec promete agitar o cenário agrícola com tecnologias de ponta, capacitação e oportunidades de negócios. O evento acontecerá de 19 a 21 de junho de 2024, no Parque de Exposições de Holambra-SP. A expectativa é receber mais de 32 mil visitantes. No total, 500 expositores nacionais e internacionais estarão numa área de 30 mil m².
A Hortitec é reconhecida por atrair um público diferenciado, composto por produtores dedicados à produção de flores, frutas, hortaliças, florestais e outras culturas intensivas, bem como profissionais ligados ao business. A interação entre especialistas do setor e clientes convidados pelas empresas expositoras cria um ambiente propício para a troca de informações, prospecção de novos clientes e fechamento de negócios que devem movimentar cerca de R$ 450 milhões.
Embrapa destaca inovação e tecnologia
No estande da Embrapa, os visitantes encontrarão uma gama de tecnologias e serviços online voltados para a cadeia produtiva. Destaque para o lançamento do Hub de Batata-Doce, parte da plataforma Ater+ Digital, que oferece conteúdos online para facilitar atividades de extensão rural, proporcionando informações sobre cultivo, doenças, pragas e manejo.
Além disso, o Painel de Inovação Embrapa e Ibrahort trará o tema “Máquinas para a Agricultura Familiar”, apresentando soluções para otimizar a produção no campo. Entre as cultivares apresentadas, a pimenta habanero BRS Biguatinga promete atrair olhares, atendendo principalmente à demanda da agroindústria de molhos e pastas, enquanto o morangueiro BRS DC25 (Fênix) se destaca por sua produtividade e ampliação da janela de produção por até sete meses.
As plantas alimentícias não convencionais (PANC) também terão destaque, com espécies como azedinha, bertalha verde, peixinho e vinagreira cuxá. Elas têm conquistado espaço pelo sabor e valor nutricional.
Rastreabilidade e sustentabilidade
A Embrapa Agricultura Digital apresentará o Sibraar, sistema de rastreabilidade baseado em blockchain, garantindo ao consumidor informações sobre a qualidade e procedência dos produtos. Com foco em frutas, verduras e legumes, o sistema permite verificar a origem e o processo de fabricação. Isso é possível graças ao QR Code na embalagem.
Outros destaques incluem o sensor IGstat da Embrapa Instrumentação, para irrigação eficiente em estufas ou em campo aberto. Além disso, também será apresentado o bioinsumo Auras, desenvolvido em parceria com a empresa NOOA. Ele que combate o estresse hídrico nas plantas, otimizando o uso da água e protegendo o potencial produtivo.
Sebrae dará apoio ao pequeno produtor e startups
O Sebrae marca presença na Hortitec 2024 com um estande de 400 m². Durante o evento, pequenos expositores e startups estarão em um ambiente propício para networking e negócios. Além disso, palestras, encontros de negócios e atendimento receptivo de missões empresariais também estão programados.